Jornal Nova Geração

ESTRELA

Restauração preserva memórias do Zigue-Zague

Ponto histórico no centro da cidade completou 80 anos na semana passada. Pintura em 3D do projeto original e conservação são desafios para o futuro

Turmas do 3º ano do Colégio Santo Antônio visitaram o local nesta semana (Foto: Airton Engster)

A escadaria, que por décadas ligou as ruas Treze de Maio e Arnaldo José Diel e era o acesso mais rápido do centro ao Rio Taquari, completou oito décadas de história na semana passada. O Zigue-Zague, situado em frente à Praça Menna Barreto, ficou por anos perdido entre a mata e, a partir de 2021, passou a ser restaurado. A preservação, em parceria do Lions Clube e o governo municipal, recoloca o ponto como espaço de lazer à comunidade.

O aniversário de 80 anos foi celebrado na sexta-feira, 8, em ato no Memorial de Estrela, seguido do simbólico “corte de fitas” no ponto restaurado. O prefeito Elmar Schneider destacou a importância de preservar pontos históricos. “O município não pode olhar para frente sem reconhecer o seu passado”, afirmou.

Mesmo com o trajeto histórico em “z” interrompido pelo prédio de uma antiga cervejaria, a estrutura voltou a ganhar notoriedade. A restauração foi incluída como parte de um complexo cultural, que abrange diversos espaços do centro, e foi consolidada com a parceria do Lions Clube.

Melhorias, lazer e turismo

O governo municipal assumiu o restauro estrutural e instalou um painel com a história da escadaria, enquanto o Lions Clube ficou responsável pela limpeza, organização e, a partir de agora, preservação. “Iniciamos a limpeza, organizamos as floreiras e os canteiros”, conta a voluntária Wainer Sampaio. Ela revela que a reforma ainda não está concluída. “A parte inferior precisar ser toda pintada e, também, serão colocados bancos e floreiras”.

Hoje, a escadaria conta com câmara de vigilância e iluminação. O próximo passo é uma pintura em 3D da versão original na parede da antiga cervejaria. “Será feito um desenho do antigo Zigue-Zague, remetendo como era o caminho até o rio”, conta Wainer, ao adiantar encaminhamento do projeto e espera pelos recursos.

“Adotado” pelo Lions, o Zigue-Zague será um ponto de lazer e turismo, onde serão promovidos encontro de famílias, rodas de conversas e outras atrações para o local. O espaço também vai ser usado como anexo do Memorial de Estrela. “Todas as pessoas que nos visitarem serão encaminhadas ao local em ato contínuo às memórias do Zigue-Zague”, explica Airton Engster, coordenador da casa cultural. Segundo ele, o deslocamento já foi aplicado nesta semana nas visitações do Colégio Santo Antônio.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: