Jornal Nova Geração

ESTRELA

Reunião-almoço da Cacis debate panorama da economia nacional

Alta nos preços e elevação do custo de produção na agricultura foram assuntos abordados no evento

A terceira edição deste ano da reunião-almoço da Câmara de Comércio, Indústria, Serviços e Agronegócios (Cacis) discute a economia brasileira. O encontro ocorreu nesta sexta-feira, 29, no Estrela Palace Hotel e reúne empresários e representantes de entidades do município.

Entre os temas abordados estão a desaceleração econômica, inflação, a projeção para o Produto Interno Bruto (PIB), commodities e reflexos da pandemia. O palestrante é o presidente da Cooperativa Sicredi Ouro Branco, Neori Ernani Abel. O gestor citou a alta no custo de vida das pessoas, a necessidade de combater a inflação e avaliou que a guerra entre Rússia e Ucrânia também influenciou em algumas tributações. “É a pior praga para economia e acaba com o poder de aquisição. O Banco central agiu aumentando a taxa de juros”, analisa.

Projeção para 2023
O presidente da cooperativa aponta que o Índice de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA) no final de 2023 deve ficar em 3,5% de acordo com projeção do setor econômico. Abel também avaliou que não devem ocorrer grandes reduções nos preços. “Vamos sofrer um pouquinho com a inflação ainda”, afirma.

Desafios também são esperados para o agronegócio. O custo de produção é apontado como uma das limitações pelo presidente da cooperativa. As dificuldades atingem a criação de suínos e aves e a cadeia produtiva do leite, conforme as perspectivas anunciadas na reunião desta sexta-feira.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: