Jornal Nova Geração

CULTO ÀS TRADIÇÕES

Rodeio Artístico supera expectativa de público em Teutônia

Evento classificou competidores para a etapa inter-regional do Enart. Evento reuniu mais de 3 mil espectadores entre sábado e domingo

Foto: Karine Pinheiro

O fim de semana foi de culto às tradições gaúchas em Teutônia. O 33º Rodeio Artístico Regional reuniu mais de 3 mil espectadores entre sábado e domingo. Com quase mil competidores, a programação incluiu as principais modalidades culturais nativas do Rio Grande do Sul, no CTG Rincão das Coxilhas e na Associação da Água.

“Superou as nossas expectativas. Tivemos mais de 650 dançarinos, desde a categoria pré-mirim até o xiru. Entre os participantes individuais, foram mais de 280”, afirma a coordenadora da 24 ª região Tradicionalista, Luce Carmen da Rosa Mayer. Ao todo, foram 18 modalidades, nas categorias pré-mirim, mirim, juvenil, adulto, veterano e xiru.

O evento classificou os competidores da categoria adulto que participarão de etapa inter-regional antes do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart). A preliminar ocorrerá em Sarandi, no mês de outubro, e o Enart está programado para novembro, em Santa Cruz do Sul. Destaque para o CTG Tropilha Farrapa, de Lajeado, que venceu oito de 18 provas.

Além do sucesso do evento, os anfitriões do CTG Rincão das Coxilhas celebraram a conquista de vagas para a etapa de Sarandi. Na apresentação de gaita de boca, destaque para Rogerio Benhur Rech. Como intérpretes vocais solistas, também se classificaram à próxima fase Monica Dihel Dickel, Jonas Eneias Rhein e Anderson Oto Altmann, este também na performance com Violão.

Visibilidade e reconhecimento

Para o patrão da entidade local, Fernando Mariga, a visibilidade que o evento trouxe à cidade e ao movimento tradicionalista de Teutônia é um “divisor de águas”. “Foi tudo dentro do planejado. A comunidade abraçou a causa, compareceu. Foram só elogios para a estrutura toda que temos para este tipo de evento”, afirma.

Além de grupos de diversas cidades dos Vales do Taquari e do Rio Pardo, estiveram presentes competidores de Casca, Canoas, Camaquã, Lavras do Sul, entre outras.

De acordo com Mariga, o objetivo de propagar a cultura e cativar mais pessoas com os encantos da arte tradicionalista foi atingido. “Alguns pais já me contataram, pois as crianças que foram prestigiar já se interessaram em dançar as invernadas”, comenta.

O patrão ressalta que, pela qualidade da estrutura e organização do Rodeio Artístico, já há um movimento para trazer a etapa inter-regional do próximo ano para Teutônia. “Seria um evento três ou quatro vezes maior do que esse”, descreve.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: