Jornal Nova Geração

CONEXÃO

Rua da Escadaria se torna palco para celebrar uma tradição irlandesa

Sexta edição do Saint Patrick’s Day, organizado pela Acerva de Estrela, ocorre neste sábado, 18. De acordo com o costume, em 17 de março é celebrada a data da morte de São Patrício, padroeiro da Irlanda. Evento também fortalece cervejarias de região

Associação prepara o evento para sábado, 18. A expectativa é de vender mais de 2,5 mil litros da bebida (Foto: Karine Pinheiro)

De uma festa fechada entre amigos a um dos maiores eventos cervejeiros da região. O Saint Patrick’s Day, comemorado anualmente na Escadaria, chega à 6ª edição neste sábado, 18, e marca o início dos festivais de cerveja em Estrela. Para a celebração do dia de São Patrício, comemorado oficialmente em 17 de março, estão previstas apresentações de bandas e a comercialização de oito estilos de cerveja. Entre elas, claro, a tradicional bebida verde.

O evento ocorre entre 15h e 24h na rua Arnaldo José Diel, conhecida também como rua da Escadaria da Polar. A expectativa é superar o público registrado em 2022, quando circularam mais de 5 mil pessoas pelo festival. Neste ano, as bandas Alpha Rock, Elementum Zero13, Rock 60 e Franchicos animam o St Patricks Day. Além disso, brinquedos infláveis estarão disponíveis de forma gratuita para as crianças.

Virou tradição

A celebração que hoje reúne milhares de pessoas no centro da cidade surgiu de um evento mais reservado, conta o vice-presidente da Associação dos Cervejeiros Artesanais (Acerva) de Estrela, Marcio Braun. “A gente fazia o Festival de Inverno, mas também queríamos comemorar outras datas, com um evento mais aberto”, relata.

As primeiras edições reuniram cerca de 400 pessoas e o evento era feito no ginásio da Associação dos Pais e Amigos do Excepcionais (Apae). O primeiro Saint Patrick’s Day na Escadaria causou surpresa na comissão organizadora.

“A data é muito comemorada, e por ser um espaço aberto, atrai muito mais pessoas. De 400 pessoas, passamos a registrar mais de 4 mil. E não estávamos preparados para isso”, relembra Braun. Naquela edição, a Acerva precisou solicitar quase mil litros extras de cerveja para suprir a demanda do público. Desde então, o evento cresce e recebe mais pessoas a cada edição, afirma Braun.

Segundo ele, além do local ajudar na consolidação do evento, a tradição irlandesa se complementa com os costumes germânicos de produzir cervejas. O vice-presidente destaca que em todas as edições, foram comercializadas apenas bebidas feitas na região do Vale do Taquari.

Cédulas de Estrelas

A Acerva possui uma moeda oficial para os eventos cervejeiros. As Estrelas são criadas a cada edição e funcionam como forma de pagamento nos estandes. Cada Estrela é equivalente a R$ 1. As notas disponíveis são de 5 e 10 Estrelas.

Cashback solidário

Durante o evento, haverá arrecadação de alimentos não perecíveis. A doação de um quilo de mantimento será revertida em um copo de vidro da Acerva para aproveitar o festival. A ação “Cashback Solidário” é uma parceria com o Lions Clube de Estrela. Um estande da entidade ficará responsável pela coleta dos alimentos durante o evento. A iniciativa visa incentivar a solidariedade e ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade social.

De onde surgiu o costume

Saint Patrick é o santo padroeiro da Irlanda. Nascido na Grã-Bretanha, foi capturado e vendido como escravo por saqueadores irlandeses durante sua adolescência. Após anos de escravidão, conseguiu escapar e foi estudar em um mosteiro, quando compreendeu que sua vocação era evangelizar e trabalhou como missionário na Irlanda até sua morte.

O carinho dos irlandeses pelo santo é tão grande que sua celebração pode ser comparada ao Carnaval no Brasil. São Patrício costumava utilizar como adereço um trevo de três folhas, que representava a Santíssima Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo. Logo o trevo e sua cor verde foram adotados como amuleto de boa sorte por quem celebra a data.

Foto: Karine Pinheiro

Como fazer a cerveja verde?

É simples! Para cada copo de cerveja que tenha a coloração mais amarela, basta um pingo de corante azul. Agora é só comemorar o St Patricks Day.

Bandas confirmadas

• Alpha Rock
• Elementum Zero13
• Rock 60
• Franchicos

Alimentação

• Carmelito e Beto
• Severo Garage
• Kebab Haus
• Brasili Burguer
• Churros do Vô

Estilos de cerveja

• Pilsen
• Chopp de Vinho
• Red
• Weiss
• Apa
• Ipa
• Stout
• E claro, a tradicional Cerveja Verde

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: