Jornal Nova Geração

CONEXÃO

Rumo aos 60 anos: Grupos Folclóricos preparam comemorações

Com a retomada dos ensaios, equipe planeja celebrações mensais até junho de 2024. Fortalecimento da cultura típica alemã, lançamento da maibaum, exposição histórica e apresentação de novos trajes para o Festival do Chucrute fazem partes das programações

Fotos: DivFotos: Divulgaçãoulgação

Iniciou na manhã dessa quinta-feira, 23, junto ao início dos ensaios, um período de grandes comemorações para os Grupos Folclóricos de Estrela. Criada em maio de 1964, a diretoria da entidade, junto das 12 categorias de dança, prepara uma programação com atividades que perpetuam e fortalecem a atuação do grupo de dança ao longo dos 60 anos. Com mais de 450 integrantes, o conjunto é considerado o maior e mais antigo do Brasil.

A festividades dos 60 anos ficarão a cargo de uma comissão a ser definida. No entanto, a instituição dos Grupos Folclóricos de Estrela e do Festival do Chucrute como bens imateriais de Estrela deve marcar a primeira celebração no mês de março. Segundo o coordenador do grupo, Andreas Hamester, o ato será feito na câmara de vereadores. Além disso, a diretoria prevê comemorações mensais.

“Não vai ser uma festa única. Vai ser uma celebração estendida ao longo de meses, até chegar em 2024. Ainda que a programação não esteja totalmente definida, todos os meses vamos ter algo que marque a nossa trajetória e a cultura alemã”, destaca Hamester. O lançamento do “Maibaum” corrobora com a iniciativa. “É uma tradição nas cidades da Alemanha”.

Em tradução livre, Maibaum significa “árvore de maio” e consiste em um mastro de madeira instalado na cidade. No artefato é possível representar os principais segmentos do município. O coordenador destaca que o local para instalação do maibaum ainda não foi definido, mas segue em elaboração pela equipe do grupo de dança para que o lançamento ocorra ainda em abril.

As expectativas também giram em torno do 56° Festival do Chucrute. Hamester destaca que esta será a maior apresentação de jogos de trajes. “Será um momento histórico. Geralmente, uma categoria apresenta um traje novo por ano. Desta vez, das 12 categorias, pelo menos seis irão ao centro da Comunidade Cristo Rei com novas vestimentas”, comemora. Ele também destaca que a equipe auxilia na confecção de algumas peças, como acessórios, tiaras e chapéus.

Durante a festividade, que integra também a celebração do aniversário de Estrela, a equipe pode se tornar o maior grupo de danças do mundo. Uma equipe do Guinness Book foi convidada a prestigiar o Festival do Chucrute e constatar os dados. Segundo Hamester, nem na Alemanha há conjuntos tão grandes.

Exposição comemorativa

Em parceria com o Memorial de Estrela, uma exposição para celebrar os 60 anos está prevista para 2023. O grupo trabalha na busca de materiais que ajudem a contar a história do maior conjunto de danças folclóricas do país. Também fazem parte da programação uma produção audiovisual para degustar guloseimas alemãs e um jantar típico. Essas comemorações estão integradas com a celebração do bicentenário da imigração alemã no Brasil.

O encerramento ocorre com a viagem para a 7º Turnê dos Grupos Folclóricos de Estrela pela Europa. Integrantes de diversas categorias representam o município pelo mundo.

Dança alemã e Baile do Coro

A história do Festival do Chucrute se confunde com a história dos Grupos Folclóricos de Estrela. Da ideia de criar um evento que resgatasse os costumes alemães, como a culinária e dança, os organizadores do Baile do Coro, promovido pelo Coro da Comunidade Evangélica, criaram o Baile do Chucrut em 1996. Até hoje, são mantidas as características originais dos primeiros eventos.

Hoje, o festival é organizado pela Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Estrela com o apoio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer. O festival é um evento que reúne pessoas de diversas localidades, e por meio disso, é possível expandir as potencialidades do município. Além disso, os Grupos Folclóricos já fizeram mais de 1,9 mil apresentações em cerca de 700 cidades e também em 14 países. É caracterizado por ser um movimento autenticamente folclórico, pois gerações de dançarinos fazem a história do grupo com uma comunidade regional envolvida ao longo dos anos.

Casais da Comenda do 56° Festival do Chucrute

• Edson e Carmen Hentschke
• Eloir e Márcia Hilgert
• Márcio e Bruna Nunes Braun
• Adiel e Aline Krabbe
• Ernani e Aneli Kich Sehn

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: