Jornal Nova Geração

ESTRELA

Saúde amplia grupos de vacinação contra a gripe

Município já iniciou a imunização contra o vírus Influenza em crianças de 05 a 09 anos e adultos maiores de 55 anos

Dentro da programação da 24ª Campanha Nacional contra a Influenza (Gripe), ocorre desde o último dia 30 a vacinação do segundo grupo de prioritários. Até 3 de junho, a segunda etapa deve atingir crianças de 5 a 9 anos e adultos com 55 anos ou mais. Isso segue a resolução da Secretaria Estadual de Saúde (SES), em conjunto com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems).

A campanha, que iniciou em sua primeira fase com a imunização dos idosos acima de 60 anos e profissionais de saúde, e já havia de forma antecipada iniciado a vacinação de crianças de 6 meses a 5 anos, passou em sua segunda fase também a atingir as pessoas com comorbidades e com deficiência permanente; mulheres gestantes e puérperas; povos indígenas; professores; membros de forças de segurança e salvamento e das Forças Armadas; caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medida socioeducativa e pessoas privadas de liberdade. Agora, o público-alvo foi ampliado para os dois novos grupos.

Segundo o secretário municipal da Saúde, Celso Kaplan, a decisão de vacinar nova faixa etária de crianças e idosos é muito sensata frente ao atual contexto. “A procura pela vacina melhorou, se intensificou, mas ainda não é a esperada se comparada com outros anos. Ainda temos muitas pessoas da primeira fase só agora buscando a imunização, enquanto há outros cidadãos que não pertencem aos grupos prioritários mas já com muita ânsia de serem vacinados”, diz.

De acordo com o setor de vacinação, a imunização de pessoas em geral que não pertencem aos grupos prioritários, mas que estão acompanhando a visita aos postos de outros a quem é permitido, também não está sendo negada.

Locais

Os grupos prioritários podem buscar a vacina diariamente contra a gripe nos seguintes locais: Serviço de Assistência Especializada (SAE); nas unidades da Estratégia de Saúde da Família (ESF) dos bairros Indústrias, Moinhos e Imigrantes; na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Boa União, na Central (Bairro Oriental) e na Unidade Móvel. Em cada uma há um horário específico de vacinação.

Tríplice Viral

A vacina contra o Sarampo, que faz parte da imunização de rotina e tem o esquema vacinal previsto de uma dose da Tríplice Viral (contra Sarampo, Caxumba e Rubéola), está sendo aplicada, além das crianças, aos trabalhadores da saúde (para revisar o esquema profissional e garantir que os mesmos tenham duas doses). Vale ressaltar que ambas as vacinas, tanto a contra a Gripe quanto a contra o Sarampo, podem ser administradas na mesma visita à UBS. A vacinação simultânea é uma atividade recomendada pelo Programa Nacional de Imunizações para a redução de oportunidades perdidas de vacinação.

Outras

Vale ressaltar que no atual momento, a vacinação para outras enfermidades segue ocorrendo na Sala de Vacinas da Unidade Básica de Saúde (UBS) Central – Posto Central (localizada na Rua General Osório, 427, no Bairro Oriental), das 7h30min às 13h30min. Já a Vacinação Covid, também no Posto Central, com imunização diária até as 14h. Mais informações pelo Whats 9127-9045 e pelo telefone 3981-1118.

 

Unidades e horários

  • Serviço de Assistência Especializada (SAE) (Avenida Rio Branco, nº 1.127 – Bairro Oriental), 7h às 14h
  • Unidades da Estratégia de Saúde da Família (ESF) dos bairros Indústrias (Rua Frederico A. Sulzbach, nº 228); Moinhos (Rua Santo Antônio, s/nº ) e Imigrantes (Rua Walter Pedro Caye, nº 280), 7h30min às 12h /13h às 16h30min
  • Unidade Básica de Saúde Boa União (Rua Padre José Junges, nº 291, Bairro Boa União), 7h às 17h
  • Unidade Básica de Saúde Central – Posto Central (Rua General Osório, 427, Bairro Oriental), das 8h às 14h
Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: