Jornal Nova Geração

Segundo semestre com água para o interior

Poços em locais altos facilitariam produção da família Schäffer (Foto: Carlos Eduardo Schneider)

O vereador Tiago Caio (PP) afirmou que, para o segundo semestre, dois poços artesianos serão perfurados em localidades do município. “Temos sérios problemas em Linha Herval, Harmonia Alta, Himoff e outras localidades que sofrem com a falta de água”, disse Caio. A demanda foi levada pela bancada do PP, vereadores Carlos Wahlbrinck, Dolores Trombini, Paulo Santos e Tiago Caio, além do prefeito Germano Stevens à secretária estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Silvana Covatti, em audiência, no dia 16. Segundo Caio, Silvana acolheu a solicitação e até o final do ano a Secretaria da Agricultura de Imigrante poderá executar o serviço.

Produtores têm prejuízo

Moradores de Linha Rex, Ari Schäffer e o filho Samuel conduzem a propriedade de 19 hectares. As 30 vacas produzem 500 litros diariamente. A perfuração dos poços em localidades mais altas facilitará o abastecimento. “O problema aqui é o custo da tubulação e do bombeamento para que a água chegue aqui, que é alto. Temos água, mas ela aumenta os custos de produção”, explica Ari.

Enio Lorenzini mora em Linha Harmonia Alta e conta que ele e os vizinhos, muitas vezes, enfrentam falta de água. Ele chega a produzir 40 mil frangos por criada. “Nos verões mais severos deixamos de produzir alguns lotes, pois os animais iriam morrer”, revela. Nos dias mais quentes, a propriedade consome, em média, 14 mil litros de água todos os dias.

Sessão ordinária

Na sessão ordinária desta semana um projeto de lei foi aprovado por unanimidade pelos parlamentares. A matéria trata da desvinculação da dotação orçamentária para a contratação de motorista. Desta forma, o profissional poderá ser remanejado à função que for necessário exercer em determinado momento. O Legislativo imigrantense entra em recesso e volta a se reunir em 3 de agosto, podendo ser convocado de forma extraordinária neste período.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: