Jornal Nova Geração

FAZENDA VILANOVA

Semana da Mulher resgata o autocuidado e valoriza o empoderamento feminino

Programação conta com palestras, oficinas e disponibilidade de exames preventivos

De terça, 8, até esta sexta-feira, 11, a comunidade de Fazenda Vilanova teve a oportunidade de participar de diversas atividades que integram a Semana da Mulher. Entre as ações, o 1º Encontro das amigas e produtoras, promovido pela Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/Ascar), palestras e a oficina “Cuidar de quem cuida”, organizada pelo Centro de Referência em Assistência Social (Cras). O destaque da programação será o Cinema no Parque, na próxima quarta-feira, 16, com a exibição da comédia brasileira “Onde está a felicidade.”

Com o tema “JuntAs somos mais fortes”, o evento foi pensado como forma de reconhecer e valorizar à mulher vilanovense. Conforme a secretária da Administração e Finanças, Franciele da Rosa Mallmann, as atividades buscam, além de promover o lazer, informar sobre os cuidados com a saúde feminina. “Queremos demonstrar a sua importância diante da nossa comunidade. É cuidar de quem tanto se dedica aos filhos, aos lares e aos seus trabalhos e que, às vezes, acaba esquecendo de si. Queremos resgatar esse autocuidado”, afirma.

Durante os dias de evento foi disponibilizado exames preventivos, como pré-câncer e testes rápidos de sífilis, HIV e hepatite. A 1ª Semana da Mulher foi promovido pelo Gabinete da Primeira Dama, Janete Istraizer da Silva, em parceria com secretarias municipais.

Polícia Civil palestra nas comunidades

A escrivã da Polícia Civil de Fazenda Vilanova, Danieli Bagestão, esteve na Linha Westfalia para participar do evento “Mulheres: evolução, reconhecimento e empoderamento”. Na oportunidade, falou para as agricultoras sobre os direitos da Lei Maria da Penha.

Nas escolas municipal e estadual, foram compartilhados vídeos curtos de histórias e mensagens de representantes femininas da comunidade local. Segundo Danieli, o objetivo é incentivar as meninas a seguir os sonhos e acreditar no potencial que tem. “Ao mesmo tempo, servirão para os meninos como forma de prestar apoio às mães e companheiras”, pontua. A temática de respeito ao “Não é Não” e explicações sobre gênero, sexo e orientação sexual, que por vezes podem causar dúvidas na vida dos jovens, também foram assuntos discutidos.

De acordo com a escrivã, a parceria com diversos órgãos torna a rede de proteção mais eficaz e, por isso, esses eventos são importantes. “Mostram para a sociedade que é possível buscar ajuda. E essas atividades acontecem nesta semana, devido ao Dia Internacional da Mulher, justamente pra ganhar a visibilidade que a causa merece”, finaliza.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: