Jornal Nova Geração

ESTRELA

Semana do Meio Ambiente conscientiza comunidade e reúne grande público

Atividades ocorreram entre os dias 29 de maio e 3 de junho. Ações tiveram foco na educação ambiental

Foram plantadas mudas de Araçá, Ipê Branco, Ipê Roxo, Pata de Vaca e Pitangueira no bairro Auxiliadora (Foto: Karine Pinheiro)

Visitas guiadas ao Horto Florestal e à Usina de Tratamento de Lixo (UTL), palestras com especialistas em inovação e 2ª edição da Feirinha Sustentável movimentaram a Semana Municipal do Meio Ambiente que teve como objetivo conscientizar e sensibilizar a comunidade acerca do assunto. A programação diversificada com foco na educação ambiental reuniu diversos públicos como servidores, empreendedores, produtores de itens orgânicos e população em geral.

As ações têm vínculos com iniciativas que também são feitas ao longo do ano. Com o propósito de qualificar funcionários da Secretaria de Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade (Sedis), a primeira atividade foi voltada a esse público. O treinamento aos servidores abordou temas relacionados à gestão de resíduos e compostagem, atividade que fica disponível à população por meio da Sala Verde, localizada no Centro Empresarial de Inovação, Tecnologia e Qualificação (Ceiteq).

A coordenadora da Sala Verde, Luana Hermes, avalia de forma positiva o envolvimento da comunidade nas ações propostas. “Conseguimos atingir nosso objetivo de fazer as pessoas refletirem sobre a temática. Tivemos um workshop sobre desenvolvimento sustentável que foi um sucesso. Lotamos o auditório e como foi transmitido online, as pessoas ainda acessam o conteúdo”, afirma.

Cuidados com o descarte de resíduos

Em uma iniciativa de conscientizar a comunidade sobre descarte correto de resíduos, a Sala Verde também promove visitas semanais à UTL. Durante a Semana do Meio Ambiente, funcionários das secretarias municipais compareceram ao espaço que fica localizado na Linha Delfina e conta com uma cooperativa responsável pela triagem dos itens coletados. A iniciativa faz parte do projeto “Ao Caminho do Lixo”.

“É uma atividade aberta a toda comunidade. As pessoas podem agendar as visitas conosco de forma gratuita. É importante que as pessoas vivenciem e saibam como funciona o tratamento do lixo, bem como vejam como os resíduos chegam na unidade. Temos que sensibilizar a população sobre a coleta seletiva e o descarte correto”, ressalta Luana.

Árvores para o futuro

A programação também contou com ação de plantio. Durante a semana, a equipe do Departamento de Meio Ambiente semeou seis mudas de árvores nativas na praça do bairro Auxiliadora. Os brotos são procedentes do Horto Florestal do município. Segundo a diretora do setor, Tanara Schmidt, foi feito um estudo sobre o local e os tipos adequados de plantas para o território.

Feirinha Sustentável

Com exposição de produtos orgânicos, oficina de compostagem, doação de mudas de plantas e aulas de yoga, a 2ª edição da Feirinha Sustentável ocorreu na praça Henrique Roolaart, junto à Feira do Produtor. Ao todo foram 40 expositores, ante aos 12 presentes em 2022.

“O pessoal se engajou nas atividades. Nossa oficina teve bastante participantes. Um senhor acompanhou e logo o resto da comunidade se sentiu à vontade também, foram tirando dúvidas sobre o assunto. Também teve doações de filhotes do canil municipal e tivemos o cuidado de autorizar a participação de produtores com produtos realmente orgânicos” ressalta Luana.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: