Jornal Nova Geração

ESTRELA

Semana do Meio Ambiente foca em ações junto à educação

Programação é organizada pela Sala Verde, que funciona junto ao Departamento de Meio Ambiente da Sedis. Atividades iniciaram nesta sexta-feira, 3, e contarão também com realização da Audiência Pública do Plano Municipal de Saneamento Básico

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade (Sedis) criou uma variada programação para a Semana do Meio Ambiente de 2022. As ações focam na educação ambiental e são conduzidas por meio do projeto “Sala Verde.”

Conforme a diretora do Departamento de Meio Ambiente, Tanara Schmidt, a intenção é criar a cultura da preservação e promover o envolvimento das famílias ao redor da causa. “Nesta sexta-feira mesmo, os alunos da rede municipal tinham como tarefa, dentro das atividades do Projeto Sala Verde, produzir fotos e vídeos sobre o tema. Esta prática poderia ser feita tanto em sala de aula quanto em casa, no ambiente familiar”, explica.

Tanara diz que o cuidado com o meio ambiente não se resume às ações realizadas durante a semana. “Durante todo o ano são desenvolvidas várias atividades, em diferentes programas, ações e iniciativas, para promover a preservação ambiental. Durante a Semana do Meio Ambiente, estes projetos acabam amplificados”, justifica.

Alunos do Ensino Fundamental anos iniciais do Colégio Santo Antônio receberam a exposição itinerante “Mamíferos Silvestres do Vale do Taquari”, parte do projeto Gatos do Mato do RS. “A exposição é o resultado do trabalho que traz imagens de espécies da mastofauna, registradas em ambiente natural do Vale do Taquari”, explica o coordenador da Sala Verde, Cleberton Bianchini.

A exposição ficará disponível para mais alunos durante a próxima semana. Neste sábado, 4, será realizada a observação de pássaros “Vem Passarinhar Estrela”, junto ao Morro Roncador, no Distrito de Costão, no interior de Estrela. A atividade será realizada das 7h30min às 10h e é aberta à comunidade.

Na próxima semana, audiência e exposição

Dentro da programação da Semana do Meio Ambiente de Estrela ainda haverá a realização da Audiência Pública do Plano Municipal de Saneamento Básico. No evento, que ocorre na Câmara de Vereadores na próxima terça-feira, 7, às 19 horas, será apresentado o diagnóstico do estudo feito no município. O evento é aberto e conta com a participação da comunidade, que será chamada a opinar nas soluções e projetos para o desenvolvimento de Estrela para as próximas duas décadas.

Já na próxima sexta-feira, 10, será inaugurada a exposição “Aves do Vale”. A mostra fotográfica ficará no Memorial de Estrela e estará aberta à visitação da comunidade. “Realizamos uma programação variada, com foco na educação ambiental, pois este é o grande objetivo, tanto da Sala Verde, quanto da próxima Semana do Meio Ambiente de Estrela”, reforça a secretária municipal de Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade, Carine Schwingel.

Programação da Semana do Meio Ambiente

Sábado – 4 – 7h30min

“Vem Passarinhar Estrela”, no Morro do Roncador, no Distrito de Costão;

Segunda-feira, 6

Exposição itinerante “Mamíferos Silvestres do Vale do Taquari”, no Colégio Santo Antônio – Anos finais do Ensino Fundamental;

Terça-feira, 7

Exposição itinerante “Mamíferos Silvestres do Vale do Taquari”, no Colégio Santo Antônio – Anos finais do Ensino Fundamental;

Audiência Pública – Plano Municipal de Saneamento Básico, na Câmara de Vereadores – 19h;

Quarta-feira – 08/06 – 8h30min

Visita de alunos da Escola Carlos Gomes, de Marques de Souza, à Unidade de Tratamento de Lixo (UTL) de Estrela;

Sexta-feira – 10/06 – 16 horas

Abertura da Exposição Aves do Vale, no Memorial de Estrela

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: