Jornal Nova Geração

VALE DO TAQUARI

Sicredi Ouro Branco anuncia expansão para Minas Gerais

Cooperativa com sede em Teutônia projeta dez agências e presença em oito cidades mineiras até 2026. Instalação da primeira unidade deve ocorrer no início do próximo ano

Ampliar a presença em outras regiões do país e fortalecer o modelo cooperativista são propósitos da Sicredi Ouro Branco ao anunciar agências em Minas Gerais. A expansão é planejada desde 2019 e agora recebeu aval dos associados e coordenadores de núcleo.

A região escolhida como nova área de atuação é Ipatinga, no Vale do Aço. A cidade distante 217 quilômetros da capital Belo Horizonte é conhecida pela forte atuação no segmento industrial e setor de serviços, com polos de ensino e atendimento à saúde.

Embora o cronograma de expansão ainda esteja em elaboração, a expectativa é inaugurar a primeira unidade no início do próximo ano. Além de agência, também será construída a sede administrativa. Até 2026, a meta é instalar dez agências e marcar presença em oito municípios mineiros.

Nos vales do Taquari e Caí, a Sicredi Ouro branco conta com sede em Teutônia e agências em 21 cidades. A definição para onde avançar com a presença da cooperativa passou por avaliação de comitê técnico e das centrais Sul e Sudeste do sistema Sicredi.

De acordo com o presidente da regional, Neori Ernani Abel, o projeto se viabiliza diante das projeções de retomada econômica e maiores flexibilizações desde o início da pandemia. Em sua análise, o cenário é otimista para o futuro da organização. “É uma região pujante com economia voltada à indústria siderúrgica e serviços nas áreas de ensino e saúde. Também há produção agrícola, com destaque à silvicultura”, destaca.

Na percepção de Abel, embora seja um novo desafio, percebe muitas oportunidades e uma forma de ampliar a participação social e os resultados dos associados. Esse compromisso com as comunidades onde a Sicredi atua foi reforçado durante a assembleia digital no início do mês. Este ano, a regional Ouro Branco distribuiu R$ 18,5 milhões, referente ao resultado de 2021. O valor é 25% maior comparado a 2020.

A cooperativa vive um dos melhores momentos”

Associado há 15 anos e coordenador de núcleo em Estrela, o advogado Daniel Horn destaca a satisfação em fazer parte do sistema cooperativista. Ele acompanhou os debates sobre a expansão e atesta o momento de oportunidade que se cria.

Só no último ano, a Sicredi Ouro Branco administrou mais de R$ 2,2 bilhões, valor 62,2% maior comparado a 2019. O resultado também refletiu nas distribuições aos associados. “Ainda esta semana recebemos o depósito em conta capital e conta-corrente. Essa modalidade os bancos convencionais não possuem.”

Horn cita ainda, o compromisso social assumido pela cooperativa. “Nos últimos dois anos, a maior parte dos recursos foi destinada aos hospitais para auxiliar no enfrentamento da pandemia. A atuação em Minas Gerais também vai ter esse compromisso de se envolver com a comunidade.”

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: