Jornal Nova Geração

Produzido por Estúdio A

Sicredi Ouro Branco tem novidades: linhas de créditos para projetos de energia sustentável

Financiamentos têm por objetivo criar meios de suprir as necessidades essenciais do presente, sem afetar as gerações futuras

As opções de energias renováveis, que utilizam recursos que não se esgotam ou se regeram na natureza, contribuem para a redução de custos das propriedades rurais e também das taxas de emissão de carbono. Por essas razões, sua utilização vem sendo adotada e pesquisada em todo o mundo, pois, além de tudo, geralmente tem baixo custo de manutenção e uma vida útil prolongada.

Em busca do aumento da produtividade, a diminuição de custos e o respeito ao meio ambiente, iniciativas sustentáveis estão cada dia mais presentes no dia a dia das atividades do campo. Antenada a essa realidade cada vez mais necessária e fundamental, a Cooperativa Sicredi Ouro Branco apresenta novidades aos seus associados: linhas de créditos para financiar projetos de energia sustentável.

O objetivo é criar meios de suprir as necessidades essenciais do presente, sem afetar as gerações futuras. Além disso, os impactos do aquecimento global, a exemplo da crise hídrica enfrentada em várias regiões do país, estão acelerando este processo.

Tecnologia e boas práticas

A sustentabilidade no agronegócio conta com o apoio da tecnologia, aliada à implementação de boas práticas que se tornam possíveis, por meio de melhorias em pequenas ações diárias, como evitar o desperdício na produção e usar técnicas que causam menor impacto ao meio ambiente. Assim como fazer uso de práticas de preservação ambiental que protegem a biodiversidade, e produzem alimentos saudáveis e de boa qualidade.

Possibilidades sustentáveis para o Agronegócio

Pensando em apoiar os associados, a Sicredi Ouro Branco coloca à disposição de seus associados uma linha de crédito para fomentar o financiamento de projetos de energia renovável, como:

  • Sistemas de tratamento de água e esgoto (biodigestores e composteiras);
  • Sistemas para captação de água da chuva;
  • Filtros para purificação de água para reuso;
  • Bombas d’água movidas à energia solar;
  • Tratamento de dejetos e resíduos;
  • Kits para irrigação por gotejamento;
  • Cisternas.

Vá até uma agência do Sicredi Ouro Branco, que tem atuação em 21 municípios dos Vales do Taquari e Caí, e confira todas as opções sustentáveis que geram economia e protegem o meio ambiente.

Investimento mais que necessário

– Atualmente, os alimentos produzidos por meio da cadeia agrícola utilizam cerca de 30% da demanda mundial por energia, segundo o Relatório Energy, Agriculture and Climate Change, da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).

– Até 2050, quando, segundo a ONU, a população mundial será de 9,7 bilhões, precisaremos de 60% mais alimentos para sustentar a humanidade, o que também ampliará a demanda por energia.

– O caminho para a solução, de acordo com a FAO, passa pela otimização do uso da energia e ampliação do acesso às fontes energéticas renováveis na agricultura. Isso inclui a adoção de sistemas agroalimentares para fabricação de alimentos e bebidas, com uso de bioenergia sustentável. É uma via de mão-dupla, que aumenta a produtividade, enquanto reduz a contribuição para os problemas climáticos.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: