Jornal Nova Geração

ESTRELA

Silos do Porto são preparados para pintura

Vinda de empreendimentos depende de legalização da E-Log, mas municipalização da área portuária está cada vez mais próxima

Na noite de sexta-feira, dia 25, uma operação coloriu os silos do Porto. Na ocasião, houve a demarcação das pinturas que serão feitas nos armazéns. As luzes puderam ser vistas à distância e o trabalho se estendeu até as 2h da manhã de sábado, dia 26. A instalação de novas empresas para a área do Porto, por meio da E-Log, depende dos trâmites de registro da empresa junto aos órgãos competentes.

Conforme a Administração Municipal, a concessão em definitivo da área portuária ao Município está sendo debatida com o Governo do Estado com o governador Eduardo Leite e também com o Vice-Governador Delegado Ranolfo Vieira Júnior. Além disso, conforme o Executivo, a inclusão do Porto de Estrela no programa CRESCE-RS através do então presidente da Assembleia, Deputado Estadual Gabriel Souza (MDB) facilitou a desburocratização e a agilidade deste processo.

“Dias atrás fomos chamados por Souza para uma reunião com o Secretário de Planejamento, Governança e Gestão, Cláudio Gastal para tratar do tema. Como há o interesse do Governo no repasse em definitivo do Porto, é meio caminho andado”, explicou o prefeito Elmar Schneider, que participou, também, de reunião nessa quinta-feira, dia 3, na Casa Civil, com o Secretário Artur Lemos para tratar de temas de logística, onde o assunto esteve na pauta.

Diretoria executiva da E-Log ainda sem data para assumir

Os trâmites burocráticos impedem que a E-Log dê posse à diretoria Executiva. Os nomes, ainda não anunciados oficialmente, foram escolhidos depois de reuniões com o Legislativo, empresários e entidades do município. “Elaboramos o estatuto para registro na Junta Comercial e ao Tabelionato, que está em fase final de registro. É importante salientar a parceria dos conselheiros que mesmo a empresa ainda não registrada, estão contribuindo com a gestão em temas importantes na logística do município”, declarou Schneider.

Em termos de infraestrutura, há tratativas para o pleno funcionamento do aeródromo, além da reativação do ramal de Estrela da linha férrea. O plano de concessões de rodovias do Estado também está sendo discutido. tanto no Porto como no Aeródromo, no projeto Trem dos Vales e também discutindo.

Os conselheiros da Empresa Pública de Logística Estrela (E-Log), foram conhecidos ainda no mês de novembro de 2021. Compondo o Conselho Administrativo estão os empresários Nilto Scapin, Rafael Fontana e Henrique Purper. O Conselho Fiscal terá como representantes, o vereador Adriano Scheeren, o empresário Neri Xavier e a secretária da Fazenda de Estrela, Elaine Strehl.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: