Jornal Nova Geração

IMIGRANTE

Sinal de telefonia deve ser ampliado em até três meses

Anatel assumiu compromisso de melhorar redes de telefone de forma gradual em localidades do interior. No bairro Daltro Filho, prazo final é 2025. Cerca de 300 moradores devem ser beneficiados

População local tem de investir em redes próprias, além do desgaste frente à demanda de uso do telefone móvel (Foto: Divulgação)

Devido ao compromisso assumido pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em ampliar a rede de telefonia em áreas do interior antes de avançar para a implantação da tecnologia 5G, Imigrante avista uma solução para um dos gargalos no município. Os moradores do bairro Daltro Filho enfrentam diariamente problemas com sinal. Atualmente, a localidade é atendida por um sistema de repetidor.

De acordo com dados da agência, a partir da instalação de novas antenas, cerca de 290 moradores serão beneficiados, além das empresas que atuam no local. Já na parte central da cidade, os moradores contam com rede mais ampla de cobertura. Segundo o prefeito Germano Stevens, a expectativa é que o sinal seja ativado em até três meses. A operadora responsável pelos serviços é a Claro.

O compromisso da operadora é ampliar a cobertura da rede 4G de forma gradual. Os prazos estabelecidos são o aumento de 10% até o fim de 2023, 20% em 2024 e 40% até dezembro de 2025. O chefe do Executivo destaca que o projeto para instalação foi aprovado e está no setor de Execução da Claro.

“Temos a necessidade de ter um sinal melhor em Daltro Filho. O espelhamento que temos hoje, melhorou em alguns pontos, mas piorou em outros. Com a construção da nova antena não haverá mais problemas. Tivemos um entrave burocrático que já foi resolvido e a operadores nos deu prazo de 90 dias para estar em funcionamento”, afirma Stevens.

Diretora da Gota Limpa, empresa sediada em Daltro Filho, Camile Bertolini Di Giglio aponta para a necessidade que a população local tem de investir em redes próprias de conexão, além do desgaste diário que a comunidade enfrenta frente à demanda de uso do telefone móvel.

“Nosso sinal de telefonia é limitado, além de entregar baixa cobertura. São entregadores, motoristas e visitantes que precisam buscar locais em que o sinal pega. As empresas não podem contar com esse serviço e aumentam seus custos fixos incluindo redes mais potentes de wifi em seus estabelecimentos”, ressalta Camile.

Na avaliação da empresária, com a ampliação do sinal os moradores terão ganho na execução de atividades diárias devido ao acesso contínuo na rede, bem como motoristas terão mais facilidade em concluir rotas. Ela também destaca que os turistas terão mais acesso para buscar trajetos, locais e pontos de alimentação. “A rede de dados é consumida de forma ampla. As pesquisas são tão rotineiras que nem nos damos conta do quanto isso já faz parte do dia a dia”.

Aproveitamento da rede

Após instalação das novas antenas no bairro Daltro Filho, o Executivo avalia a utilização do sistema de espelhamento na localidade de Arroio da Seca. O prefeito ressalta a necessidade de melhoria da rede de telefonia na comunidade. “Estamos em tratativas desde fevereiro para buscar uma solução para melhorar o sinal. Ainda é uma ideia incipiente. Mas discutimos ações para beneficiar essa comunidade também”, conclui.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: