Jornal Nova Geração

ESTRELA

Sinalização de trânsito recebe adequações na área central

Entre as principais mudanças, veículos devem permanecer com pisca alerta ligado ao estacionar em vagas de curta duração. Agentes orientam população sobre as normas. Melhorias avançam aos bairros

Condutores devem seguir orientações sinalizadas nas placas. Crédito: Karine Pinheiro

As adequações relacionadas ao trânsito em alguns pontos da cidade exigem atenção aos condutores. As mudanças começaram na área central do município e ocorrem em função das modificações no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Entre as principais alterações estão as vagas de estacionamento que tiveram pinturas reforçadas, além de novas especificações para utilização e substituição de placas de sinalização.

Em cumprimento à legislação, para permanência em vagas de curta duração, como 15 e 30 minutos, o pisca alerta do veículo deve permanecer ligado. Placas com informações referentes às normas foram instaladas em pontos do centro de Estrela. O coordenador do Departamento de Trânsito, Frederico Diehl, aponta que a medida se faz necessária devido ao município não ter estacionamento rotativo.

“Reforçamos a pintura dos espaços e também fizemos melhorias na sinalização. Neste momento, os agentes de trânsito circulam por estes locais para orientar os motoristas sobre essa prática. Também diminuímos o número de vagas, para conseguir fiscalizar tudo. Serão menos espaços, mas que terão rotatividade”, explica Diehl.

Outra mudança apresentada pelo departamento são as vagas destinadas aos idosos e portadores de deficiência. O coordenador explica que para permanecer nos espaços, os veículos precisam estar com a credencial emitida pelo setor à mostra. A confecção do documento ocorre de forma gratuita.

Segundo Diehl, já é possível perceber melhorias no fluxo do trânsito. “Com as pinturas das faixas de segurança e as mudanças no estacionamento, a circulação também melhora. Além destas adequações, os agentes de trânsito atuam com o objetivo de conscientizar a população. Geralmente dois ficam na rua e um fica na base para repassar informações. Caso a situação não seja regularizada, aplicamos a infração. Mas isso não acontece com frequência”, comenta.

Melhorias nos bairros

As equipes também trabalham nas pinturas de faixas de seguranças em alguns bairros. Localidades como Cristo Rei e Auxiliadora já tiveram os pontos para travessia de pedestres reforçados. A iniciativa também está prevista para outros pontos da cidade. Além disso, o Departamento de Trânsito planeja melhorias nos embarques e desembarques das escolas.

“Alguns colégios não têm sinalização de parada. Estamos avaliando caso a caso e pedindo opinião à direção escolar, se necessário. Em alguns casos, os condutores param os veículos no meio da rua para esperar as crianças ou a parada de ônibus não está bem definida. Melhorar esse fluxo também garante a segurança de quem circula aos arredores destes locais”, avalia Diehl.

Solução ao problema histórico

Um dos maiores pontos críticos relacionados ao trânsito deve ser solucionado em breve. As adequações para instalação dos semáforos entre as ruas Marechal Floriano, Coronel Brito e Coronel Müssnich têm previsão de início neste mês. Diehl destaca que após a troca de lugar do poste da rede de energia elétrica e realocação do ponto de videomonitoramento, o local fica apto para receber as intervenções.

O coordenador frisa que a licitação para compra dos “semáforos inteligentes” aguarda abertura. Ao todo, são três pontos. “Teremos uma sinaleira na saída da Marechal Floriano e uma em cada sentido da Coronel Müssnich, todas para controlar o fluxo à esquerda. Já as passagens à direita destas vias terão orientação para seguir livre”, explica. A rótula também será removida para facilitar a circulação de veículos pesados.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: