Jornal Nova Geração

ESTRELA

Sistema de georreferenciamento chega ao interior na próxima semana

Mapeamento das localidades visa auxiliar forças de segurança nos atendimentos. Cerca de 1 mil pontos serão implantados

Contrato foi assinado na manhã desta sexta-feira, 9 (Foto: Karine Pinheiro)

O contrato que autoriza a implantação do sistema de georreferenciamento nas localidades do interior será assinado nesta sexta-feira, 9. O projeto visa fortalecer o trabalho feito pelas forças de segurança do município, como a Patrulha Rural da Brigada Militar (BM). Posteriormente, o sistema será estendido ao Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

De acordo com os estudos feitos nas residências e pontos de interesse, cerca de 1 mil georreferenciadores serão instalados. Além das propriedades, estruturas como paradas de ônibus e pontes serão contemplados com o ponto de GPS. O investimento é de R$ 34,8 mil.

Conforme o engenheiro da Secretaria de Administração e Segurança Pública (Sasp), Adilson Heleno da Silva, os aplicativos de localização não funcionam de forma precisa no interior de Estrela, devido a algumas ruas não serem nomeadas. O software desenvolvido pela empresa responsável garante que o acesso às localidades ocorra de forma exata.

“Todas as estradas do interior serão mapeadas com características, se é um acesso novo, se é pavimentado ou estrada de chão, as condições da via e largura”, explica Heleno. Cada residência receberá um número que funciona como um código de acesso. Ao necessitar dos serviços de urgência, o morador liga e informa os dados, que estarão disponíveis no sistema.

O secretário César Augusto Pereira da Silva destaca que o levantamento das informações necessárias será feito pela empresa com o apoio do Executivo e da BM. Ele também afirma que o aplicativo funciona de forma offline devido a instabilidade do sinal de internet no interior. “ Imagina alguém precisar de ajuda e o auxílio não chegar logo porque não tem um endereço preciso. Não podemos comprometer esse serviço”, aponta.

O município de Estrela é o primeiro no estado a implantar este sistema. A comandante da BM de Estrela, capitã Carmine Brescovit destaca a dificuldade em chegar de forma rápida nas residências. Ela ressalta que com o novo sistema, outros integrantes da equipe também poderão atuar na Patrulha Rural.

Desde abril, a equipe monta um cadastro manual das propriedades. Estas informações serão repassadas aos responsáveis para auxiliar na construção do mapeamento. A instalação deve ser concluída em até 6 meses.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: