Jornal Nova Geração

EM CINCO MUNICÍPIOS

Situação de pobreza atinge 8,2% das pessoas da região

Fazenda Vilanova possui o maior percentual, com 14,1% da população. Imigrante apresenta 2,2% habitantes na mesma situação

Aumento da vulnerabilidade é constatado nos cinco municipíos na comparação entre 2020 e 2022 (Foto: Jhon Willian Tedeschi)

A pandemia e a queda da empregabilidade resultaram no aumento de pessoas inseridas no Cadastro Único, programa que garante inclusão em projetos de assistência social. Hoje, a pobreza atinge cerca de 8,2% da microrregião de Estrela. Fazenda Vilanova e Bom Retiro do Sul são os municípios com os maiores percentuais.

De acordo com dados do Ministério da Cidadania, cerca de 14% da população de Fazenda Vilanova vive em indigência e, em dois anos, mais de 400 pessoas fizeram inscrição no Cadastro Único. Mais de 1,5 mil habitantes estão inseridos no programa e cerca de 190 famílias são beneficiárias do Auxílio-Brasil. A ajuda financeira mensal gira em torno de R$ 215.

Segundo a coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Graciela Manini, a situação ocorre porque Fazenda Vilanova recebe muitas pessoas de outras cidades. Ela ressalta que os novos moradores transferem a inscrição do Cadastro Único para o município, o que resulta em números distintos.

 

“Não temos moradores fixos. Muitas pessoas vêm até a cidade buscar uma melhor qualidade de vida”, aponta. A coordenador também informa que o Cras executa o projeto Novo Caminhar, de preparação para o mercado de trabalho com jovens de 14 a 24 anos. Bimestralmente, também firmam parcerias com empresas da região para inscrição e contratações.

Bom Retiro do Sul apresenta aumento expressivo no número de moradores inseridos no Cadastro Único. Entre 2020 e 2022, mais de 2 mil pessoas foram incluídas no sistema. Hoje, 10,6% da população vive em situação de indigência. Destes, quase 400 famílias são beneficiárias do Auxílio-Brasil e estão em situação de extrema pobreza.

A secretária de Assistência Social, Danielle Guimarães Nascimento, atribui esse aumento ao desemprego causado pela pandemia. Ela destaca que a Assistência Social foi um refúgio para muitas famílias. Ainda, muitas pessoas que antes não precisavam de auxílio, recorreram ao Cras.

O município oferece cursos profissionalizantes e oficinas para as famílias. Há também o projeto chamado Nova Chance, que busca conectar quem pessoas que precisam de empregos às empresas da região.

Em Estrela, a diretora do Departamento de Desenvolvimento Social, Tatiana de Oliveira, destaca aumento na procura por cestas básicas, benefício concedido sob análise. Hoje, o município tem cerca de 7,5% em situação de pobreza.

Na contramão da conjuntura

Imigrante e Colinas são os municípios com menores índices, com 2,2% e 3,2% respectivamente. Em Imigrante, menos de 50 pessoas foram inseridas no Cadastro Único em dois anos e cerca de 20 famílias são beneficiárias do Auxílio-Brasil.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: