Jornal Nova Geração

POÇO DAS ANTAS

STR anuncia dissolução e deve ser incorporado em Teutônia

Estrutura física e associados devem ser vinculados ao órgão sindical sediado em Teutônia. Principais motivações para a extinção foram a dificuldade na formação de diretoria e renovação entre os produtores

Assembleia no fim de outubro definiu pela dissolução do sindicato em Poço das Antas e incorporação ao STR Teutônia/Westfália. (Foto: divulgação)

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Poço das Antas vai encerrar as atividades nas próximas semanas. A decisão ocorreu em uma assembleia, no dia 31 de outubro, onde todos os presentes votaram pela dissolução da entidade. Expectativa é que o órgão sindical de Teutônia e Westfália absorva os associados e a estrutura física.

Entre as causas apontadas para a extinção do sindicato, a dificuldade em formar diretoria e os desafios da sucessão. Em entrevista à Rádio A Hora 102.9, o coordenador da regional do STR, Marcos Hinrichsen, afirmou também que o baixo número de associados inviabiliza a sequência das atividades. “Este é um assunto que acompanhamos enquanto regional há vários anos. Desde que estamos na coordenação, discutimos a situação de lá.”

O STR de Teutônia e Westfália atua em Poço das Antas desde março deste ano, com atendimentos na área técnica. No mesmo período, iniciou uma liquidação dos estoques na loja do sindicato. A definição dos associados da entidade vizinha deve ocorrer no dia 13 de dezembro, quando será votado o aceite da incorporação dos produtores e patrimônio do órgão de Poço das Antas.

Hinrichsen destacou que a própria Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag) discute quais os procedimentos para sindicatos com menor capacidade de atuação. “Sindicatos que estão fragilizados e não conseguem atender ao associado com excelência, tem que fazer a avaliação sobre se juntar com um sindicato mais forte”, comentou.

O presidente do STR de Poço das Antas, Daniel Antônio Koerbes, garante que uma eventual inclusão na entidade de Teutônia e Westfália será positiva para os agricultores. “Teremos um sindicato com estrutura estabelecida, que poderá oferecer os serviços que tínhamos dificuldade em garantir à comunidade.”

Expectativa pelo aceite

Com a condição de que os associados aprovem, a perspectiva do sindicato de Teutônia/Westfália é pela absorção da estrutura de Poço das Antas. A presidente Liane Brackmann entende que há um espaço para crescimento no município, a partir dos número de produtores rurais que não fazem parte da entidade.

Ela cita a prestação de serviços, não apenas para os sócios, como um fator preponderante para a sequência das atividades que já ocorrem na cidade. “Hoje os sindicatos não são mais entidades que apenas reivindicam, mas temos que ser propositivos.” A entidade de Teutônia e Westfália conta com cerca de 1,7 mil associados.

Sobre a entidade

Fundado em agosto de 1989, o sindicato de Poço das Antas conta com cerca de 110 associados. No local, são ofertados serviços de consultoria para elaboração de contratos, enquadramentos, cadastros, orientações para questões fundiárias e previdência social, além da promoção de cursos, palestras e reuniões.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: