Jornal Nova Geração

TEUTÔNIA

Teutônia apresenta novo roteiro turístico

Voltado à cultura germânica do município, rota está incluída na programação do bicentenário da imigração alemã no Brasil, celebrado em 2024. São 17 pontos listados para atração de visitantes

O roteiro turístico mais antigo do Vale do Taquari foi relançado ao público. A Rota Germânica recebeu melhorias nos últimos meses e a apresentação ocorreu no sábado passado, 14, durante a 2ª Teutoberfest. O percurso temático estava desativado e o retorno é o primeiro movimento marco no turismo regional após a enchente do início de setembro.

A rota surgiu no começo dos anos 2000 e teve a primeira reformulação em 2009, quando incluiu 11 pontos de visitação em Teutônia e dois em Westfália. A nova etapa conta com 17 empreendimentos, todos em Teutônia, sendo que destes, cinco faziam parte da listagem original.

O presidente do Conselho Municipal do Turismo, Charles Rossner, destaca que o movimento vinha em amplo debate, diante do potencial apresentado pelos espaços turísticos. “A rota estava inativa, com empreendimentos que fizeram parte da primeira versão da rota ainda trabalhando, e fizemos um novo levantamento.”

Ele destaca a preparação feita pelos empreendedores, com registros no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), o que garante a legalização junto ao Ministério do Turismo. “Foi feito esse relançamento com 17 empreendimentos que estão trabalhando o turismo de forma integrada, colaborativa, onde um contribui com o outro para atrair turistas”, acrescenta Rossner.

Também presidente da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), ele afirma que o relançamento da rota foi “emblemático”, após a recuperação conjunta pós-enchente. “Mostra que a região está viva. O Vale do Taquari não é terra arrasada, pelo contrário. Nossa veia empreendedora está ainda mais forte, ainda mais pulsante agora”, conclui.

Maior união

A retomada da rota anima participantes como Rafael Schneider, proprietário do Engenho Quatro Ventos, na Linha São Jacó. “Com a união dos empreendedores e um trabalho conjunto dos mesmos podemos todos alcançar uma maior visibilidade dentro do município, na própria Amturvales e fazer um trabalho conjunto com o Conselho Municipal do Turismo.”

O empreendimento lança no início de novembro um espaço temático com degustação de cachaças, gastronomia brasileira e alemã, cervejas, entre outros. A expectativa é que as melhorias, junto com a inclusão no roteiro, possam valorizar o local. “Teremos também um trabalho de mídia e divulgação para informar e atrair o turista e visitante para nossos empreendimentos e região”, acrescenta Schneider.

Rota Germânica

1 – Viveiro de Plantas Bela Flor
2 – Engenho Quatro Ventos
3 – Lilien Garten
4 – Kolonie Haus
5 – Queijos Dorf
6 – Restaurante Matinho
7 – Vividiana Pedras
8 – Prefeitura de Teutônia
9 – Associação dos Artesãos
10 – Ônibus Cervejeiro
11 – Baviera Park Hotel
12 – Teutobier
13 – Speciale Chocolates
14 – Antick Haus Bergmann
15 – Teuthos Hotel
16 – Guilis Bier
17 – Lagoa da Harmonia

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: