Jornal Nova Geração

TRADICIONALISMO

Teutônia revela detalhes de programação da Semana Farroupilha

Serão 10 dias de evento, concentrado junto ao Pavilhão Multiuso do Centro Administrativo. Entre as atividades, oficinas voltadas à culinária e ao tradicionalismo

Piquetes em Teutônia estão instalados junto ao Pavilhão Multiuso do Centro Administrativo (Foto: Divulgação)

Os municípios da microrregião avançam nos preparativos ao mês farroupilha, celebrado em setembro. Teutônia centraliza a maior parte da programação, com uma série de novidades para este ano, enquanto Poço das Antas e Westfália terão formatos diferentes no evento.

Para a 7ª edição do Acampamento Farroupilha de Teutônia, uma das principais mudanças é a localização da estrutura, que foi transferida para os fundos do Pavilhão Multiuso, no Centro Administrativo. Nessa edição, o local contará com um tablado para danças típicas e um palco para apresentações ao vivo. Serão construídos 24 piquetes para a celebração da cultura gaúcha, atendendo àqueles que aguardavam na lista de espera.

A abertura oficial da Semana Farroupilha ocorre no dia 10 de setembro, às 16h, no Centro Administrativo. O ponto de partida da celebração será marcado pela chegada da Cavalgada da Chama Crioula, que sairá do CTG Porteira dos Pampas, no bairro Canabarro.

A programação contará com shows de bandas locais e regionais, como Amigos de Teutônia, Luz de Candieiro, Os Centauros, e Daniel Hack e Os Gaúchos Lá de Fora. Além dos shows, haverá apresentações teatrais e artísticas envolvendo o CTG Rincão das Coxilhas, o CTG Porteira dos Pampas e o CCT Querência Amada, bem como atividades nos piquetes.

Um dos momentos marcantes da Semana Farroupilha será o tradicional Desfile Farroupilha, programado para o dia 20 de setembro, a partir das 9h. O desfile contará com a participação de cavalarianos e escolas do município. A rota inclui trechos pelas principais ruas da cidade, e parte do Agrocenter Languiru, na Rua Arthur Pilz, e termina no Centro Administrativo, onde as entidades receberão troféus de participação. O evento seguirá com Culto e Missa Crioula.

A comissão organizadora destaca a importância do cuidado com a saúde e o bem-estar dos animais participantes dos desfiles, exigindo que os cavalos estejam com os exames periódicos em dia. O evento possui o registro e autorização da inspetoria veterinária estadual, garantindo assim a segurança e o respeito aos animais.

Na microrregião

Em Westfália, o CTG Querência Westfaliana organiza a programação da Semana Farroupilha. A Chama Crioula chega à sede do CTG no Parque Municipal na manhã do dia 10 de setembro. O dia 14 será marcado para visitação das escolas, enquanto o Desfile Farroupilha ocorre no dia 17, às 9h30min. Já em Poço das Antas, a 3ª edição da Cavalgada será no dia 1º de outubro, às 10h, com saída da Praça Municipal em direção à Secrassi, em Santa Inês.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: