Jornal Nova Geração

CONEXÃO

Torneio de Xadrez reúne mais de 250 alunos

Décima quarta edição do campeonato conta com participantes de oito municípios do Vale e tem 16 escolas representadas. Para Estrela, pontuação influência também nos Jogos Escolares

Crédito: Jhon Willian Tedeschi

Melhora na concentração, rapidez no raciocínio e integração entre a juventude. O tradicional Torneio Estudantil de Xadrez, sediado anualmente na Escola Estadual de Ensino Médio Estrela, chega a 14ª edição e reúne centenas de estudantes. Em clima misto de competição e confraternização, mais de 250 alunos, de oito municípios, se juntam para celebrar o jogo que exige pensamento lógico. Ao todo, 16 escolas são representadas.

O torneio que ocorreu na quinta-feira, 26, marca o retorno aos tabuleiros para diversos estudantes, mas também proporciona a experiência da primeira competição a outros alunos. O mestre internacional de xadrez Dragan Stamenkovic, de 46 anos, leva o filho Luka Boesing Stamenkovic, 7 anos, para participar dos jogos estudantis. Ele repassa os ensinamentos do esporte ao filho desde que ele completou cinco anos.

Natural da Sérvia, o mestre relata que já passou por competições em todo solo brasileiro, assim como participou de disputas pelo mundo. “Além dos jogos, também atuo como árbitro. Tenho uma longa carreira e sou o único mestre internacional no Rio Grande do Sul”, afirma. Atualmente morando no município de Harmonia, incentivou o filho a ingressar no mundo do xadrez.

Stamenkovic destaca que o aprendizado de Luka no esporte foi natural, por isso decidiram vir a Estrela para participar da competição. “Nunca foi nada forçado, mas é a primeira vez dele participando. Ele ficou ansioso pelo torneio e foi uma atuação muito legal para ele”, conta. Das seis rodadas em que participou, o aluno venceu quatro. “Ele está muito animado com o desempenho”, ressalta o pai.

Tradição

Além de ser um campeonato tradicional e aguardado pela comunidade escolar da região, o xadrez também fez parte da infância dos participantes adolescentes. Aluno do Colégio Martin Luther, Romeu Lagemann Heuert, 17, lembra que participa do torneio desde criança. Ele iniciou no esporte aos 7 anos e hoje compreende os benefícios deixados pelo jogo de raciocínio lógico.

“Sendo treino ou no torneio, as partidas exigem muita concentração e pensamento estratégico. As disputas nos proporcionam esses momentos. Pode não parecer, mas exercitamos muito nosso cérebro”, conta o jovem após o término de uma partida.

Incentivo ao xadrez

O coordenador de esportes da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer (Setcel) de Estrela, Júlio Saldanha, ressalta a busca por manter o xadrez em voga dentro do ambiente escolar. Ainda que seja um esporte com poucas competições, ele aponta os benefícios deixados pela prática. Na avaliação dele, os resultados são perceptíveis nas disciplinas em sala de aula.

“Concentração, criatividade, raciocínio lógico e matemático que são trabalhados por meio do xadrez. Estamos tentando cada vez mais estimular o jogo das escolas, desde que começamos com o torneio em 2013. Retornamos com força total e participação de centenas de alunos”, comenta Saldanha.

Com participantes de Harmonia, Lajeado, Roca Sales, Colinas, Westfália, Teutônia e Travesseiro, o coordenador reconhece que Estrela está no caminho para ser uma referência no esporte. Na avaliação dele, ainda que seja necessário estímulos aos alunos, o município apresenta grande aderência do esporte nas escolas.

As categorias são dividas em mirim para participantes nascidos entre 2010 e 2013, infantil para competidores de 2008 e 2009 e juvenil para os alunos de 2006 e 2007. Entre as regras, a estratégia é a principal aliada. “Ele traz toda a necessidade de elaboração, de concentração e da necessidade de se adaptar e compreender o jogo. É imensurável a contribuição do xadrez para formação de uma criança”, afirma Saldanha.

A disputa, dentro do próprio torneio, tem uma pontuação paralela para os alunos estrelenses, válida para os Jogos Escolares, inclusive com premiação específica. Os Jogos Escolares iniciaram em abril com o vôlei de areia e seguiu em maio com o vôlei de quadra.

Confira os resultados:

Cat. Mirim

1º Isabela Klein, CSA

2ºAllan Lai Assmann, CEAT Lajeado

3º Rodrigo Schorr, CSA

4º Kauan Petter, Leo Joas

5º Artur Lenhard, CSA

Cat. Infantil

1º Felipe Gael Delazeri, CEAT Roca Sales

2º Pedro Henrique Sieben, CEAT Lajeado

3º Felipe Luiz Lenhard, CSA

4º Nicolas Zucchi Paiva, Gomes Freire de Andrade

5º Tiago Bruxel Muller, Gomes Freire de Andrade

Cat. Juvenil

1º Gabriel Costa Henz, Monsenhor Seger

2º Henrique Nunes Strehl, CML

3º Esdras de Lima, CML

4º Romeu Lagemann, CML

5º Bruno A. Spessato, CEAT Roca Sales

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: