Jornal Nova Geração

ESTRELA

“Trabalhamos para prosperar”, diz diretor geral da Rhodoss

Engenheiro Marcelo Barretos recebeu integrantes do projeto Rumo. Iniciativa estimula a inserção de jovens no mercado de trabalho

Diretor Geral Marcelo Barretos conversou com os jovens sobre competências e carreira/Foto: Luciane Eschberger Ferreira

Aliar atitude, vontade e disponibilidade, na opinião do diretor geral da empresa Rhodoss Implementos Rodoviários, Marcelo Barretos, é  essencial para quem está prestes a entrar no mercado de trabalho e também àqueles que desejam fazer carreira. “As competências são agregadas ao longo do tempo,” frisa Barretos, que recebeu a turma da capacitação Preparação para Mercado de Trabalho, do projeto Rumo, uma iniciativa do Grupo A Hora. A visita à empresa, em Estrela, ocorreu na segunda-feira, 2, e contou também com um tour guiado pelo encarregado de  produção, Maurício Turatti, pela área fabril.

Na sala de treinamentos, Barretos recepcionou a turma e destacou que a Rhodoss tem em seu DNA a formação e a retenção de talentos. “Quase 70% do nosso quadro de pessoal  – formado por 90 colaboradores – tem mais de dez anos de empresa. Ele citou exemplo de uma funcionária que começou como jovem aprendiz e hoje atua na área da qualidade. “Nosso papel também é formar profissionais.” Sobre o projeto Rumo, ele destacou: “Espero que esta visita agregue conhecimento para vocês (estudantes) e desenvolva competências para ingressarem no mercado de trabalho. Esta formação é muito importante.”

Talentos

Questionado sobre como reter talentos na empresa, ele citou duas formas: capacitar e melhorar a remuneração.  “Trabalhamos para prosperar”, disse. A ascensão na carreira ocorre de forma natural ao passo que o funcionário busca se qualificar e tem vontade de evoluir.

Barretos ainda comentou que o segmento industrial tem grande variedade de funções/cargos e remunera melhor. A Rhodoss, por exemplo, conta com departamentos  administrativo, financeiro, comercial, de comunicação, de qualidade e o técnico (desenhistas, engenheiros, soldadores, entre outros).  A indústria é essencial para economia, assim como o agronegócio. “Se a indústria e o agro são fortes, os demais vão junto.”

Parque fabril

O parque fabril está instalado nos prédios da antiga Polar. Dali saem os tanques – casa um leva cerca de 25 dias  para ficar pronto. Todo o processo produção ocorre na Rhodoss, desde o desenho do projeto até a pintura final do tanque.

Os jovens do Rumo puderam ver todas as etapas. O encarregado de produção, Maurício Turatti, conduziu o tour e explicou cada fase. Os tanques têm capacidade de 10 mil a 60 mil litros e podem ter até quatro eixos. A capacidade depende da demanda do cliente. “Boa parte dos clientes opta pelos tanques com capacidade de 45 mil/l, considerando o custo-benefício, destaca Turatti.

Sobre a empresa

A empresa Rhodoss foi fundada no dia 1° de fevereiro de 2007. Localizada de Estrela, é uma indústria de base do ramo metalúrgico. Atua no projeto e fabricação de semirreboques, bitrens e rodotrens. São equipamentos em aço inox, aço carbono e alumínio. Os tanques são para transporte de cargas líquidas (leite, combustível) e os silos para graneis sólidos e pulverulentos.

Os clientes, geralmente transportadoras, estão espalhados de norte a sul do Brasil e no exterior. “A Rhodoss é uma empresa local com atuação internacional”, conceitua o diretor geral Marcelo Barretos.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: