Jornal Nova Geração

ESTRELA

Trailerfest marca inauguração do primeiro ponto de apoio à campistas do Vale

O local recebeu trailers, motorhomes, motociclistas e ciclistas de todo o estado. Próximo encontro ocorre em maio de 2022.

Foto: Divulgação

Camila Santos, de 37 anos, e o marido Henrique Borges, de 38 anos, trabalham em uma cooperativa de crédito na área de Tecnologia da Informação e procuram, aos finais de semana, fugir da rotina para acampar. Ao lado da filha Isabela Santos, de 7 anos, os porto-alegrenses percorrem rotas pelo Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Goiás, em um pequeno trailer. De quinta-feira, 16, a terça-feira, 21, a família se instalou no ponto de apoio a veículos recreativos, no Parque da Lagoa, em Estrela.

O casal participou da 1ª Trailerfest junto com outras 45 famílias. O evento marcou a inauguração do segundo ponto de apoio ao campismo no Rio Grande do Sul e primeiro no Vale do Taquari. O local foi preparado para receber trailers, motorhomes, motociclistas e ciclistas de todo o estado. O investimento em infraestrutura, iluminação e adaptação, chegou em R$ 142 mil.

Camila Santos ao lado da filha Isabela percorre, junto com o marido, rotas alternativas pelo estado

“Adoramos a cidade”

Em um pequeno trailer com energia solar e ar condicionado, o casal proporciona experiências também para outras pessoas, por meio do aluguel do veículo. Há 13 anos, Camila e Henrique viajam em rotas alternativas. Apesar de ter amigos que moram em cidades próximas, o casal ainda não conhecia Estrela. “Adoramos a cidade. É tudo perto, muito calma e segura. É nossa primeira vez no encontro de trailistas e, certamente, voltaremos”, afirma Camila.

Segunda casa

Os cariocas Tayane Morais, de 35 anos, e Daniel Gama, de 34 anos, viajam desde julho com a filha Eloá, de 1 ano e 8 meses, em um trailer. Moradores de Encantado, aproveitam os finais de semana e feriados para conhecer novos lugares e pessoas. A cachorra do casal, Luli, acompanha os trajetos que possuem rotas em locais calmos e seguros, e que não tenham muitas pessoas.

“Em cada lugar que visitamos, formamos uma família. É diferente do clima de um hotel e pousada. As pessoas logo querem te conhecer e conversar. Carregamos uma segunda casa conosco”, conta Daniel.

O carioca Daniel Gama diz que a família foi bem acolhida e recebida em Estrela

“Já combinando o retorno”

Assim como os porto-alegrenses, os cariocas também foram surpreendidos de forma positiva pela cidade. Daniel diz que a família foi bem acolhida e recebida em Estrela. “Não nos faltou nada, desde as coisas básicas até as que não estávamos contando. Vamos embora muito felizes, já combinando o retorno para cá”, afirma.

Forma de retribuir

O Grupo de Trailistas do RS surgiu em abril de 2018 com seis famílias e, ao longo dos meses, outros integrantes foram incluídos. Hoje, mais de 220 pessoas participam dos encontros, o que corresponde a 123 trailers. Miguel Maris é coordenador do grupo e instalou o seu trailer no Parque da Lagoa. Juntamente com outras pessoas, articulou o movimento para que a 1ª Trailerfest pudesse acontecer.

O espaço utilizado pelas famílias é gratuito, e, como forma de contribuir para o município, Maris explica que foi arrecadado R$ 100 por família. O valor foi utilizado para compra de produtos no comércio local e, posteriormente, para montar cestas básicas. No total, 68 famílias em situação de vulnerabilidade foram beneficiadas com a ação. “O mínimo que podemos fazer é retribuir desta forma, já que o espaço foi preparado para a gente”, observa.

Miguel Maris, coordenador do Grupo de Trailistas do RS

Sobre o local

As secretarias de Infraestrutura Urbana e de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) trabalharam juntas para adaptar e melhorar o local. Foram construídos banheiros novos e foram realizadas limpeza da área, encanamento de água com a instalação de torneiras, colocação de 10 postes de luz e tomadas, câmeras de vigilância e britagem. Conforme o diretor de cultura da Secel, Andreas Hamester, o local será de múltiplo uso. “Quando não tem evento, vai ser estacionamento para o Parque da Lagoa e o Princesa do Vale.” 

Andreas Hamester, diretor de Cultura da Secel

Novo encontro de campistas

Durante a 1ª edição do encontro, a prefeitura disponibilizou duas lonas para atividades de interação e de lazer para crianças. Passeios por pontos turísticos e na Cervejaria Sonora fizeram parte da programação do evento. A 2ª Trailerfest já começou a ser preparada e deve ocorrer no mês de maio de 2022. O objetivo é ampliar o número de veículos e de atividades. 

Inauguração

O ponto de apoio a veículos recreativos de Estrela foi inaugurado na tarde de sexta-feira, 17, em cerimônia que contou com a presença do secretário Estadual de Turismo, Ronaldo Santini, do prefeito Elmar Schneider, do vice João Carlos Schäfer e demais autoridades. 

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: