Jornal Nova Geração

VALE DO TAQUARI

Tratamentos holísticos ganham maior aceitação

Terapeutas e pacientes trilham caminhos que levam a um só destino: o autoconhecimento

A busca por autoconhecimento e equilíbrio entre corpo, mente e emoções, tem alavancado a formação de terapeutas e multiplicado a variedade de terapias oferecidas na região. Da mesma forma, cada vez mais pessoas buscam maneiras alternativas de resolver suas inquietações. Várias terapias holísticas estão, inclusive, regulamentadas como Práticas Integrativas Complementares (PICS), pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e podem ser encontradas na rede pública.

Práticas milenares como o Reiki e a meditação, dividem espaço com terapias relativamente recentes, como o Thetahealing® e as Bassas de Access®. A abordagem mais adequada vai depender de um ingrediente fundamental, inerente ao atendido: a intuição. As terapias holísticas não dispensam a medicina tradicional. Na dúvida sobre qual prática escolher, a resposta virá sempre de dentro.

Sirlei Diedrich, 41 anos, é professora de Yoga e terapeuta integrativa. No estúdio, localizado no centro de Estrela, trabalha Yoga com grupos e personal, e realiza atendimentos com terapias energéticas como Barras de Access®, Thetahealing®, Desprogramação Neurobiológica, entre outras.

“Sempre senti esse chamado, uma certeza de que a vida não é somente o que tocamos. Foi buscando autoconhecimento e a compreensão do que acontecia comigo, que comecei a compartilhar”, conta. Há cerca de 15 anos, está no caminho do yoga e atualmente integra as ferramentas energéticas também nas aulas de Hatha Yoga, visando a uma consciência maior do corpo, da mente e do espírito, através das posturas físicas, respiração e meditação.

“Antes de saber ler e escrever, eu já rezava”

Foi em meio a uma crise de pânico, que Larissa Possamai, de 23 anos, encontrou muitas respostas. A jovem fez uma oração, e desde lá, aos 16 anos, nunca mais teve as crises. Ela conta que trabalhou em diversos locais da cidade, mas nunca se adaptou. “Até que, em 2021, dei um basta e comecei a viver das terapias”, disse.

Larissa mora no centro de Imigrante e realiza os atendimentos do seu quarto. A maioria dos contatos são feitos de forma virtual. Os clientes são de Estrela, Lajeado, além de Colinas, Imigrante e cidades ao redor. A terapeuta oferece, também, mentoria a outros terapeutas. “Eu ensino a eles o caminho que eu fiz para poder viver das terapias”, explica.

As principais ferramentas que Larissa utiliza são a Desprogramação Neurobiológica, Reiki, Terapia Multidimensional e Anjos da Alta Magia. Sobre sua vocação, ela cita uma frase que sua mãe utiliza. “Minha mãe disse que antes mesmo de eu saber ler e escrever, eu já rezava. Sempre tive essa vontade de ajudar as pessoas”, conclui.

Das rodovias para os caminhos do autoconhecimento

Ele foi Policial Rodoviário Federal por muitos anos, tem cursos de tiro, condecorações das mais diversas pelo exercício da profissão. Desde 2004, porém, as estradas que Oscar Silveira Duarte, de 64 anos são as do autoconhecimento. Duarte, juntamente com a companheira Maria Helena da Silva, de 59 anos, é guardião de uma pousada, em linha Ano Bom Alto, Colinas.

“Há 18 anos entrei para o mundo das terapias. Comecei fazendo curso de Massoterapia e não parei mais. A vocação, essa me acompanha, seguramente, há mais de 40 anos”, declarou. Dezenas de cursos depois, o policial aposentado considera que “uma coisa vai puxando a outra”.

Além de Massoterapia, Reiki, Regressão, o currículo de Duarte contém florais, cristais, Facilitador do Calendário Maia, Ervas Bioativas, Permacultura, Bioconstrução, Xamanismo, Umbanda. O local de residência do casal pode ser considerado um refúgio, cercado de verde. A estrada de acesso é simples, como a vida que eles levam.

A matéria completa você confere no Jornal Nova Geração desta sexta-feira, 18.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: