Jornal Nova Geração

CARAVANA CONEXÃO

Três anos depois, festa da São Jacó reúne 750 pessoas

Evento arrecadou cerca de R$ 25 mil com almoços. Festejos foram até o início da noite e tiveram a presença do Caravana Conexão NG

Fotos: Jhon Willian Tedeschi

A retomada da festa anual na comunidade da Linha São Jacó superou a expectativa dos organizadores. Se a projeção inicial era receber de 650 a 700 pessoas, a venda de 750 almoços atesta o sucesso do evento que ocorreu no domingo, 26. A última edição havia sido em 2020 e o retorno também marcou uma mudança no alcance dos festejos.

O presidente da comunidade Eri Porn lembra que encontros anteriores reuniam cerca de 1,2 mil pessoas. “Resolvemos reduzir a festa para poder atender melhor aos visitantes”, comenta. No início da manhã, apenas a organização do evento trabalhava em função de preparar o salão, mas com o fim da missa os espaços foram tomados.

Os preparativos iniciaram ainda na sexta à noite, avançaram ao sábado e foram retomados às 6h do domingo. Um grupo com cerca de 30 pessoas se envolveram apenas nos cuidados com a cozinha, de acordo com as responsáveis Flávia Zwirtes e Helia Maria Gregory. Elas participam da organização da festa desde o início dos festejos, em 1995.

Nas churrasqueiras, o comando fica a cargo da dupla Roberto Scherer e Mauro Roberto Ehrendrink. De acordo com eles, foram 380 quilos de carne, e o fogo começou a ser feito antes das 6h. “Iniciamos cedo, separamos alguma carne, e o restante nós colocamos mais perto da hora de servir”, aponta Scherer.

A recepção com animação musical e linguiça assada servida aos convidados manteve a tradição dos 28 anos de festa. Também se apresentou o grupo de danças Blumenkranz, formado por pessoas da comunidade. Após o almoço, a banda Contagem Regressiva, de Arroio do Meio, assumiu o comando dos microfones e foi até às 18h30. “Completamos 26 anos de atividades em abril e em boa parte das festas nós viemos”, diz o músico Paulo Jair Lisenfeld.

A diretoria da comunidade fez um balanço inicial dos rendimentos da festa. Com 750 almoços vendidos, foram arrecadados cerca de R$ 25 mil. Em bebidas, o evento comercializou 47 caixas de cerveja, 25 caixas de refrigerante e 30 fardos de água.

Números da festa

  • 750 almoços
  • 47 caixas de cerveja
  • 25 caixas de refrigerante
  • 30 fardos de água
Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: