Jornal Nova Geração

ESTRELA

Trilha Ecológica proporciona relação sustentável com a natureza

Batizada de “Trilha do Fritz”, percurso será inaugurado em 16 de março. Área de contemplação ao Rio Taquari, píer e local de convivência em meio às árvores fazem parte do complexo

Obras chegam à fase final e devem ser concluídas nos próximos dias. (Foto: Karine Pinheiro)

Um novo espaço de lazer e turismo deve atrair mais pessoas a Estrela a partir da próxima semana. A Trilha Ecológica está em fase final de construção e a inauguração está prevista para 16 de março. O espaço, estruturado em meio à natureza, interliga outros dois pontos turísticos da cidade: a Escadaria da Polar e o Parque da Lagoa.

Batizada de “Trilha do Fritz”, o percurso conta com estrutura suspensa, um mirante ao Rio Taquari, um píer e espaços de convivência em meio às árvores. Além de valorizar o setor turístico da cidade, a construção às margens do manancial busca estabelecer a proximidade da população com o meio ambiente. A trilha foi projetada para causar o mínimo de impacto ambiental.
Com obras iniciadas no início de 2023, a trilha foi projetada para suportar a força das águas nos períodos de cheia. Engenheiro da Secretaria de Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade, Frederico Birkholz comenta que antes da inundação histórica de setembro, mais de 60% da estrutura estava pronta.

“A trilha foi elaborada com a participação de grupo de biólogos e geólogos para que os cálculos estruturais atendessem a essa demanda, assim como não afetasse a vegetação do local. Mesmo após as enchentes que devastaram a região, a obra não foi afetada”, afirma Birkholz. O investimento na trilha é de aproximadamente R$ 1,5 milhão.

A parte suspensa, com contemplação ao Rio Taquari, possui piso de grade metálica, para garantir que a vegetação existente na barranca do manancial não seja prejudicada. Durante o percurso, é possível perceber que árvores nativas foram mantidas e o trajeto, adaptado ao espaço. Diretora do Departamento de Meio Ambiente, Tanara Schmidt aponta a importância destes aspectos para promover uma relação sustentável com a natureza.

“Queremos reconectar as pessoas com o Rio Taquari. Que a população possa aproveitar este espaço para tomar um chimarrão, assistir ao pôr de sol, praticar exercícios. Em paralelo, projetamos o reflorestamento neste local, com plantação de mudas nativas, como as Caliandras”, afirma Tanara. O caminho possui 375 metros em uma área de mais de 11 mil metros quadrados em meio à vegetação. Toda a passagem terá iluminação.

Acessibilidade na trilha

Apesar dos trechos com escadas, quem acessar a trilha pelo Parque da Lagoa terá um percurso acessível e plano até o píer. A estrutura possibilita que pessoas com dificuldade em se deslocar e cadeirantes possam circular de maneira segura pelo trajeto.

Parque da Lagoa

O Parque da Lagoa foi completamente destruído pela força das águas em setembro. No local, não sobraram nem os blocos de concreto. No entanto, o governo de Estrela confirma a reconstrução do espaço de lazer. Por meio de um decreto da Defesa Civil, a administração municipal foi contemplada com R$ 1 milhão para reestruturar o ponto turístico.

As obras iniciam nas próximas semanas e devem ser finalizadas até agosto, destaca o diretor-geral de governo Jônatas dos Santos. “É um recurso que já temos em conta e que vai viabilizar a reforma total do espaço”, destaca. Devido ao assoreamento das margens do rio, parte do espaço deve receber mudas de vegetação.

Trilha conta com píer e espaço de contemplação ao rio.
Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: