Jornal Nova Geração

Trimestre com saldo positivo de vagas

VALE DO TAQUARI – Nos três primeiros meses de 2021, o ano já se mostra positivo para a geração de emprego. Nas cidades de cobertura do Jornal NG, se comparados os primeiros trimestres de 2020 e 2021, o aumento foi de 344%. Foram 449 mais contratados que demitidos.
O número de 2020 sofreu parcialmente impacto pela pandemia, já que os decretos acabaram impondo o fechamento dos estabelecimentos apenas no fim de março. Já neste ano, com a piora na ocupação dos leitos, os setores foram fortemente afetados nos primeiros meses, sofrendo restrições severas por mais tempo.
Mesmo assim, o saldo foi positivo em todas as cidades. Em Estrela, o município passou do saldo de -31 no primeiro trimestre de 2020, para 202 em 2021. Além disso, foi um dos municípios do Vale que mais contratou em março.

Indústria volta a acelerar em Estrela

O saldo positivo e a recuperação de Estrela têm grande participação das contratações nas indústrias. Integrante da diretoria da Indústria na Câmara do Comércio, Indústria e Serviços (Cacis), e empresário no ramo industrial, Henrique Purper (foto), sente que o setor aqueceu muito a partir de julho do ano passado, mas que vive uma desaceleração desde o mês de fevereiro.

“Vejo que agora, em função da parada que a economia deu, de fevereiro para cá, temos uma desaceleração na demanda da indústria, porque o comércio parou, o atacado não comprou e a indústria não produziu, faz parte do ciclo. Observo que isso está ocorrendo em setores de várias atividades, com base no que ouço de outros empresários. Mas o Agro está muito forte, principalmente o ramo das proteínas, com muita exportação”, comenta.
Purper acredita em uma retomada maior do setor no segundo semestre. “Isso a partir de julho, pois tenho fé de que as atividades voltem a uma maior normalidade, principalmente no varejo, gerando, consequentemente, mais demanda para a indústria.”

Setor de serviços

Bom Retiro do Sul experimentou saldo positivo em ambos os anos, com leve queda em 2021, mas mantém número expressivo positivo de admissões em relação às demissões. No município, o setor que mais contratou foi o de serviços, seguido pela indústria e pelo comércio.

Para o prefeito Edmilson Busatto, o município está colhendo os frutos de um trabalho que busca valorizar as empresas, a agricultura e a economia, através de incentivos para que estes possam crescer e produzir mais. “Os investimentos em infraestrutura e mobilidade urbana também contribuem para este crescimento. Apesar destas restrições, nossa economia teve um fevereiro e março melhor do que o ano de 2020. Isso indica que teremos um ano muito melhor. Continuamos nossa política de incentivos e investimentos, o que irá gerar mais oportunidades, emprego e renda.”

Saldo do primeiro trimestre 2021:

Estrela: 202 vagas
Bom Retiro do Sul: 132
Imigrante: 72 vagas
Fazenda Vilanova: 31 vagas
Colinas: 12 vagas
Total: 449

Saldo do primeiro trimestre 2020:

Bom Retiro do Sul: 160
Imigrante: 17
Colinas: 3
Estrela: -31
Fazenda Vilanova: -48
Total: 101

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: