Jornal Nova Geração

ESTRELA

Tudo Fácil promete agilizar abertura de empresas no município

Estrela é a primeira cidade do Vale do Taquari a implantar o sistema voltado a empreendedores. Registro deve ser feito em 10 passos e em até 10 minutos

Plataforma online busca a desburocratização na abertura de empresas (Foto: Karine Pinheiro)

O sistema Tudo Fácil Empresas deve ser implantado no município na próxima semana. O objetivo é agilizar a abertura de novos empreendimentos por meio da plataforma digital. O método, elaborado dentro do projeto Descomplica RS, promete registrar empresas em 10 minutos.

Estrela é a primeira cidade do Vale do Taquari e a sexta do RS a introduzir o sistema. Para aderir ao programa, o Executivo precisou fazer uma série de adequações, como tabelas de baixo risco conforme a Lei de Liberdade Econômica, viabilização de endereços de forma automática, inscrição municipal de empresas e alterar lei para que não seja cobrada taxa de emissão de alvará de funcionamento.

A secretária de Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade (Sedis), Carine Schwingel, destaca que este trabalho está em andamento desde o início de 2022, em conjunto com as Secretarias da Fazenda e da Saúde. O projeto vai ao encontro da criação da Central das Empresas, que deve ser a porta de entrada dos empresários no município. “É importante que Estrela assuma a condição de proporcionar a abertura de empresas em 10 minutos e sem taxa de emissão. Isso vai fazer com que as pessoas empreendam aqui”, afirma.

A gestora da pasta avalia que a longo prazo este serviço vai estar centralizado na Sedis. Ela também destaca que o impacto econômico das isenções devem ser revertido em impostos futuramente. “É uma oportunidade para as pessoas saírem da informalidade”, aponta Carine. O sistema é direcionado a empresas de baixo risco.

A sala Central das Empresas será coordenada pelo servidor César Müller. Segundo ele, o objetivo é desburocratizar. Müller mediará os trâmites entre o empreendedor e o poder público no momento da criação da empresa. “Eu vou acompanhar e agilizar. Se falta um documento, vou atrás do setor responsável e repasso a solicitação”, explica.

O servidor afirma que é uma forma de facilitar e poupar tempo. Ele destaca que pelo sistema do Tudo Fácil, será possível registrar empresas em até 10 minutos. O objetivo é que a Central de Empresas seja a porta de entrada dos empreendedores em Estrela. O projeto deve ser votado pela câmara de vereadores na próxima semana.

Municípios com Tudo Fácil Empresas

  • Porto Alegre
  • Novo Hamburgo
  • Panambi
  • Bagé
  • Erechim
  • Estrela (em breve)
Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: