Jornal Nova Geração

ESTRELA

Últimos dias para encomendas do Programa Troca-Troca de milho e sorgo

Interessados na safra devem procurar Secretaria Municipal de Agricultura até a próxima sexta-feira, 17. No caso da safrinha, que já pode ter o pedido solicitado agora, o prazo se estende até dia 24

Encerra na sexta-feira, 17, o primeiro prazo para o cadastramento no Programa Troca-Troca das sementes de milho e sorgo da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), visando a safra 2022/23. Apesar do prazo para as encomendas da safrinha se estenderem até dia 24, os pedidos já podem ser solicitados agora. De acordo com o setor responsável da Secretaria Municipal de Agricultura (Smag), a quem os agricultores interessados devem buscar, a procura é baixa até então, mesmo que este ano, como grande novidade, é o aumento de 50% no limite da quantidade de sementes por agricultor, que passa de quatro para seis sacas.

Os agricultores devem fazer os pedidos das sementes no sistema do Programa através de suas entidades representativas, que em Estrela está restrita à Smag (Rua 13 de Maio, nº 76, Centro). A pasta também disponibiliza um Informativo Técnico com as principais informações do Programa, lista das cultivares de milho e sorgo disponíveis para a safra e safrinha 2022/23 e caracterização técnica dos materiais.

O programa disponibiliza nesta edição 12 cultivares de milho híbrido convencional, 19 cultivares de milho híbrido transgênico e sete cultivares de sorgo. São oito empresas que estarão fornecendo um total de 38 cultivares de sementes para que cada produtor possa escolher aquela com as características técnicas mais adequadas ao seu sistema de produção.

A principal novidade desta safra é o aumento de 50% no limite da quantidade de sementes por agricultor, que passa de quatro para seis sacas. Assim, cada agricultor vai poder fazer a reserva de até seis sacas de milho ou sorgo na etapa da safra e mais seis sacas na etapa da safrinha. “Trata-se de uma excelente notícia, pois busca-se e incentiva-se em todo o Estado a necessidade de ampliação da área cultivada de milho”, comenta o titular da Smag, Douglas Sulzbach.

Outro fator positivo, segundo o secretário, é a grande gama de variedades oferecidas. “Como bem destaca Jonas Wesz, coordenador do programa Troca-Troca de Sementes, um dos principais benefícios para os produtores é a ampla gama de cultivares disponíveis, tanto convencionais como transgênicas, para os diversos tipos de tecnologia de produção, a um preço abaixo do custo de mercado e com um subsídio de 28% dado aos produtores”, atesta.

Apesar dos benefícios, a procura em Estrela até então está abaixo do esperado e das médias de outros anos. Diante disto, a própria Smag entra em contato com alguns agricultores que tradicionalmente realizam a encomenda e não o fizeram ainda. Segundo Adeli Weber, responsável pelo programa na pasta municipal, a ação até tem trazido resultados. “Muitos agricultores alegam que não sabiam do prazo, apesar das diversas maneiras de divulgação, e ser esta também sempre a época que costumeiramente o programa faz as encomendas”, diz.

Cronograma

Os pedidos de sementes para a safra, aberto desde o último dia 30, devem ser feitos até dia 17 de junho. Já para a safrinha, oficialmente, entre 20 e 24 de junho, mas em Estrela, para evitar uma segunda ida do agricultor à pasta, a Smag já aceita realizar a reserva junto do pedido da safra. Os escritórios municipais da Emater vão estar à disposição dos agricultores e das entidades para orientar sobre a cultivar mais adequada para o plantio.

A entrega das sementes para a safra será feita nos meses de julho/agosto/setembro e da safrinha em novembro/dezembro, de acordo com o calendário normal. Somente o serviço dos pedidos foi antecipado para melhorar a operacionalização do programa. O pagamento da parcela transgênica também é feito antes da entrega da semente, ou seja, no caso do pedido da safrinha.

Mais informações na sede da Smag com Adeli Weber, das 7h30min às 11h30min; e das 13h30min às 16h, e ainda pelo telefone 3981-1165.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: