Jornal Nova Geração

CONEXÃO

Um olhar diferente às belezas naturais

A fotógrafa Gisele Schmidt percorre as localidades do interior para registrar as maravilhas e histórias por lá escondidas. Os concursos fotográficos estão com as inscrições abertas e estimulam uma visão mais bonita dos municípios

Foto: Karine Pìnheiro

Os municípios de Imigrante e Colinas, anualmente, promovem os concursos fotográficos para evidenciar as maravilhas presentes no cotidiano das cidades. Temas como belezas naturais, verdes vales, um olhar sobre a cidade e pontos turísticos revelaram diversas imagens que retratam lugares e momentos dos que ali vivem.

Registro de histórias e lembranças. É assim que a fotógrafa Gisele Schmidt, 37,vencedora de quatro concursos, descreve a ação de retratar um momento. Ela conta que marcar a histórias das pessoas vale mais que os prêmios que já levou para casa.

A fotógrafa relata que seu amor pelos retratos iniciou aos 31 anos de idade. A partir de fotos que tirava com a câmera do celular, a família passou a incentivar que seguisse na profissão. “Sempre trabalhei com meus pais, fotografava bastante a entrada da propriedade. Minha mãe me encorajou a comprar uma câmera e sair por aí”, conta.

Gisele adquiriu sua primeira câmera profissional em agosto, período em que abre as inscrições para os concursos nas cidades. Sua primeira participação rendeu 3° lugar no concurso de Colinas. E há 6 anos ela segue desbravando as cidades do Vale do Taquari em busca de retratar lugares e histórias.

Em 2021, ela venceu o concurso do município de Colinas com uma foto que retrata o Rio Taquari. Ela diz que sempre existiu a vontade de fazer fotos do manancial da região. No entanto, às vésperas do prazo de inscrição, a colinense já tinha seu material preparado e impresso para garantir a matrícula no concurso.

“No fim dia, fui ao rio, vi os barcos na beira e fiz as fotos que queria. Inscrevi de última hora”. A imagem retrata três barcos na beira do Rio Taquari, assegurado pelos cascalhos, a mata às margens do manancial e um leve pôr do sol.

Histórias por meio da imagem

A fotógrafa destaca que um de seus sonhos é fotografar o mundo, seus povos, etnias e lugares. Ela conta que, sempre que possível, busca inserir pessoas nas fotos, como forma de humanizar e adicionar ação ao que está representado. Para ela, é uma forma de dar destaque ao que é captado.

No último concurso de Imigrante, ao retratar as beleza naturais, avistou um senhor que capinava na roça. Registrou a curva da estrada de chão que vai até uma igreja no interior do município e ele ao fundo. Ao pedir autorização para publicar, a fotógrafa se deparou com a história do homem que durante 40 anos morou no Paraná e voltou às suas origens para cuidar de suas terras.

“A foto foi tão representativa para a família do senhor. Ele contou a histórias e pediu pra eu fazer fotos da colheita dele. Essa imagem rodou outros estados e muitas pessoas comentaram. Isso é mais importante que ganhar”, aponta Gisele.

A também fotógrafa Cristiani Lorensini garantiu o primeiro lugar no concurso de Imigrante em 2021. Ela retratou as beleza dos em Linha Harmonia Alta. A foto com árvores floridas, cercas e estrada de chão representa o caminho ao interior.

Próximos concursos

Com o tema “Colinas conta sua história e suas beleza através da fotografia”, a Secretaria de Educação, Turismo e Desporto de Colinas recebe inscrições até o dia 16 de setembro. O resultado será divulgado no dia 26 de setembro. A premiação ao 1° será de R$ 700.

O município de Imigrante também prepara o tradicional concurso. As inscrições ocorrem entre os dias 15 de setembro e 21 de outubro. O tema é “Cores, sabores e amores” e tem por objetivo retratar as alegrias e emoções que permeiam na cidade. A premiação será de R$ 700 para o vencedor e as fotos serão expostas durante o 8° Dia Mundial do Rock.

Ambos concursos são destinados a todas as pessoas e são gratuitos. Gisele destaca que divulgar essas imagens também ajudam na promoção ao turismo das cidades. “É bom saber que as pessoas querem conhecer o lugar que moramos pelas fotos divulgadas pelos fotógrafos da região”, destaca. Até setembro, ela roda o interior de Colinas e Imigrante para registrar os temas propostos.

Concurso de Colinas

Tema: Colinas conta sua história e suas belezas através da fotografia
Inscrições: Até 16 de setembro na Secretaria da Educação, Cultura, Turismo e Desporto de forma gratuita. Cada participante pode inscrever até 10 trabalhos
Resultado: 26 de setembro

Concurso de Imigrante

Tema: Cores, sabores e amores
Inscrições: de 15 de setembro a 21 de outubro na Secretaria de Cultura, Desporto e Turismo de forma gratuita. Cada participante pode inscrever até cinco trabalhos
Resultado: 28 de outubro

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: