Jornal Nova Geração

ARTIGO

Um peso e duas medidas

O peso, neste caso, tem duas medidas, e vale pouco ou quase nada em relação à necessidade da qualidade de vida e dignidade que todo ser humano quer e merece

Em recente visita ao país vizinho, relato em algumas linhas a sensação de impotência em relação ao momento econômico que vivem os hermanos argentinos. Acompanhamos durante sete dias uma garotada até a Província de Córdoba, na Argentina, onde disputaram um torneio de futebol internacional; deixo o assunto futebol para outro momento até porque, neste quesito, os hermanos vão muito bem obrigado, depois da conquista do último mundial. Reporto-me à dura realidade econômica que vivem as pessoas em Córdoba, cidade com população em torno de 1.4 milhão de habitantes. Cito alguns aspectos que presenciei e que impactam diretamente no dia a dia das pessoas.

Senti nelas uma apreensão e incerteza muito grande em relação à instabilidade econômica, ao ir no supermercado em Córdoba encontrei alguns produtos com preços relativamente baixos, como: a carne, o leite e os vinhos (produção local), em compensação os demais produtos nas prateleiras lotadas, diga-se de passagem, os preços são extremamente elevados.

Falando com os proprietários de estabelecimentos e pessoas ligadas ao comércio, eles alegaram que os produtos, ao serem precificados, são cotados pelo dólar do dia para não correr o risco de estar perdendo o valor na hora da venda. Observei que a venda está acontecendo de forma bastante lenta, agravando ainda mais a situação quando se trata de produtos perecíveis que sofrem nas bancas, (frutas, verduras…).

Questiono até quando esta economia suportará uma moeda estrangeira balizando a precificação até mesmo de produtos da cesta básica?

Fica como reflexão de que forma irão virar esta chave e reencontrar os caminhos para retomar as rédeas da economia, que hoje não suporta o PESO (moeda argentina). Aliás, o peso neste caso tem duas medidas, e vale pouco ou quase nada em relação à necessidade da qualidade de vida e dignidade que todo ser humano quer e merece.

Vibrações positivas aos hermanos argentinos, para que possam retomar o mais rápido possível o desenvolvimento econômico do país vizinho, aliás quesito no qual já foram referência e destaque em passado recente.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: