Jornal Nova Geração

União pela segurança é tema de encontro

O prefeito de Estrela, Elmar Schneider, recebeu em seu gabinete a visita de integrantes da Associação Estrelense Pró-Segurança Pública (Aespro), fundada em dezembro. O encontro trouxe um panorama das intenções da nova associação, formada por voluntários e sem fins lucrativos, que pretende unir esforços entre as mais diversas classes e setores para colaborar com um bem comum: a segurança pública do município.

Participaram da reunião o vice-prefeito João Carlos Schäfer, o empresário Rodrigo Tomasi, presidente da Aespro, o delegado da Polícia Civil de Estrela, Juliano Stobbe, o capitão do 40º Batalhão de Polícia Militar (40º BPM), Jorge Engster, além de membros da diretoria formada por empresários, comerciantes e prestadores de serviço. A Aespro ficará inicialmente sediada na Faculdade La Salle – Estrela, representada no conselho por Cláudia Argiles da Costa. “O que buscamos é a união de forças através da associação, e aí sim uma parceria com o poder público municipal para viabilizarmos o desencadeamento de processos e ações que permitam aos órgãos pertinentes maior agilidade e qualidade na prestação de serviços voltados à segurança”, detalha Tomasi. “Também buscamos, com esta representatividade, auxiliar na angariação de recursos particulares e públicos para fortalecer a atuação da Polícia Civil e Brigada Militar. A captação de verbas, através da colaboração da iniciativa privada, traz grandes resultados para com nossos objetivos, e o resultado é conhecido em outras iniciativas filantrópicas semelhantes”, afirma Tomasi, ao citar a Associação Lajeadense Pró-Segurança Pública (Alsepro) e outras.

O prefeito Elmar Schneider ressalta que intenções e ações de colaboração para com o bem-estar da comunidade devem ser sempre comemoradas, incentivadas e apoiadas. “Vamos sim, dentro de nossas possibilidades, apoiar esta associação que só vem a colaborar para um bem comum tão desejado por todos, e essencial para a felicidade de uma comunidade: a segurança. E estando a Aespro amparada por uma diretoria de extremo respeito junto à nossa sociedade traz credibilidade, o que deve facilitar na captação de recursos. Temos muita vontade de fazer parte desta caminhada”, diz ele, ao citar projetos prioritários como a ampliação do videomonitoramento do município.

De acordo com a presidência da Aespro, os membros da diretoria (biênio 2021/22) foram definidos em uma reunião com representantes das polícias Civil e Militar e o estatuto da associação já foi finalizado. A arrecadação de fundos poderá ocorrer através de doações mensais em diferentes categorias (pessoa física ou jurídica) e modalidades, que inclusive podem ser descontadas do Imposto de Renda. Para o titular da Delegacia de Polícia (DP) de Estrela, delegado Juliano Stobbe, a criação da Aespro “vai ser muito positiva à medida que une forças e dá representatividade à comunidade em algumas diretrizes na prestação dos serviços de segurança.” O delegado salienta que é necessário que exista uma associação regularmente instituída como a Aespro e que esteja em dia com a documentação para receber e intermediar as verbas que vêm do Ministério Público (MP) e do Poder Judiciário, exemplificada na troca da sede da DP do município, cujas verbas vieram em grande parte destas fontes graças ao intermédio de outra entidade: o Grupo de Apoio à Polícia Civil de Estrela (Gapocie). Para o capitão da BM, Jorge Engster, a representatividade da comunidade e do setor privado junto à associação vai incentivar e beneficiar a arrecadação de recursos que venham a complementar campanhas e ações das equipes de segurança. “Será um grande reforço para quem está envolvido no garantir a segurança a quem deseja mais segurança.”

Diretoria – biênio 2021/22

Presidente – Rodrigo Tomasi

Vice presidente – Frederico Birkholz

1º secretário – Adilson Heleno da Silva

2º secretário – Cláudia Argiles da Costa

1º tesoureiro – Oscar Hunemeier

2º tesoureiro – Adiel Krabbe

Assessoria Jurídica – Gabriela Perosso

Conselho Técnico – Pablo Souto Palma, Lindomar de Freitas, Sandro Bremm

Assessoria Contábil – Elaine Goergen Strehl

Conselho Fiscal – Gerson Strehl, Henrique Purper, Paulo Ricardo Finck

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: