Jornal Nova Geração

PREJUÍZOS

União reconhece decreto de emergência de estiagem em Estrela

Com o reconhecimento, produtores rurais que acumulam perdas podem ter acesso aos programas federais de incentivo à lavoura

Nota: Fernando Fell 2

O Governo Federal reconheceu, nesta sexta-feira, 25, por meio da portaria 894, o decreto de situação de emergência de Estrela, por conta da estiagem e os seus reflexos, especialmente na agricultura. Com o reconhecimento, produtores rurais que acumulam perdas podem ter acesso aos programas federais de incentivo à lavoura.

O Diário Oficial do Estado já havia homologado o decreto em 14 de março de 2022. Desde a data, o governo gaúcho já está autorizado a prestar apoio suplementar ao município, por conta dos prejuízos causados pela seca.

Segundo o procurador jurídico de Estrela, Rodolfo Agostini, a partir de agora o acesso a programas federais como o de milho troca-troca e os benefícios estendidos ao homem do campo podem ser alcançados com maior facilidade pelos produtores. “Esta é uma grande conquista após todo o esforço do Governo de Estrela em encaminhar toda a documentação para comprovar as perdas com a estiagem, uma das maiores da história”, sentencia Agostini.

Conforme o coordenador da Defesa Civil, Lindomar de Freitas, o reconhecimento do decreto mostra o quanto é grave a situação nas propriedades rurais e quão importante deve ser o apoio da União aos produtores de Estrela. “Vamos aguardar agora para ver quais os programas teremos acesso e quais serão os benefícios para os agricultores que tiveram perdas com esta estiagem”, complementa.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: