Jornal Nova Geração

IMUNIZAÇÃO

Vacinação contra Covid-19 segue em Estrela

Duas etapas serão focadas no público infantil, outra voltada ao público adulto e uma mista no sábado, 12

A programação semanal da Secretaria Municipal de Saúde de Estrela em seu programa de vacinação e combate à Covid iniciou nesta segunda-feira, 7, com etapa exclusiva ao público adulto e com a disposição das três doses. Chamou a atenção da equipe o grande número de pessoas que somente agora apareceu para receber a primeira dose. O cronograma semanal prevê ainda outras quatro etapas, duas delas ao público infantil (5 a 11 anos), outra adulta e uma mista para ambos os segmentos, todas tendo a Unidade Básica Central, no Bairro Oriental, como sede.

Nessa segunda-feira, foram mais de 160 pessoas acima dos 12 anos que compareceram ao Posto Central para receber uma das três doses da vacina. Destaque para as dez pessoas que somente agora iniciaram o ciclo vacinal. Na terça-feira, 8, pela manhã (8h às 11h) será exclusiva às crianças, já ampliando a idade para 8 anos ou mais. A quarta-feira, 9, nos dois períodos, proporcionará a vacinação adulta. Na quinta-feira, 10, outra vez pela manhã, a imunização infantil será ampliada para crianças de seis anos ou mais.

O sábado, 12, na UBS Central registrará sessão mista, das 8h às 12h. A adulta com as três doses e as mesmas regras das demais, e a infantil já permitindo a presença de crianças com cinco anos ou mais. A aplicação infantil ocorrerá, como prevê a operação, em sala exclusiva, com espaço para recepção das crianças e responsáveis, que deverão permanecer no local por até 20 minutos após consumada a imunização.

 

Doses

No caso da vacinação adulto, a primeira dose está disponível a todos os maiores de 12 anos. A segunda dose será aplicada a todos que estão em atraso com os imunizantes da AstraZeneca, CoronaVac e da Pfizer. Também no caso da Pfizer, a segunda dose estará à disposição de quem fez a primeira até 17/12. Já a dose de reforço – AstraZeneca, CoronaVac e Pfizer – englobará todos os vacinados até 5/12 (dia 9) e 9/10 (dia 12). A dose de reforço do imunizante da Janssen será aplicada dia 9, em ambos os períodos. É exigida a carteira de vacinação entregue por ocasião da primeira vacinação.

 

Números

Estrela possui até o momento 27.044 cidadãos acima dos 12 anos com a primeira dose, de um total estimado de 27.700 a serem imunizados, o que equivale a 97,6% do público-alvo. O número de vacinados por completo (duas doses) é de 26.661 (96,2%), e não contabiliza as unidades da Janssen, já que estas entram para a contagem de reforço. A dose de reforço (D3) já foi aplicada a 10.188 estrelenses (36,7%) e a quarta (D4) a seis cidadãos. A vacina infantil já chegou a 234 crianças de um total estimado de 2,7 mil.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: