Jornal Nova Geração

ESTRELA

Vacinação seguirá atual modelo na próxima semana

Etapas diárias para o público adulto e escalonadas para o infantil, foi bem recebida pela população e seguirá na Unidade Básica de Saúde Central

Está confirmada a agenda da campanha de vacinação contra a Covid-19 em Estrela na próxima semana. Esta seguirá ao mesmo modelo adotado nos últimos dias, cuja recepção foi bem aceita pela população, diminuiu as aglomerações e tempo de espera e abriu mais possibilidades, já que a imunização adulta para as quatro doses passou a ser diária. Já a vacinação infantil continuará a ocorrer de forma escalonada em horário diferenciado, inclusive neste sábado pela manhã (12).

Adulto

As etapas diárias para a aplicação das diversas doses adultas – pessoas acima dos 12 anos – seguirão no período da manhã e início da tarde – das 7h30min às 13h30min, todas centralizadas na Unidade Básica de Saúde (UBS) Central – Posto Central –, localizada na Rua General Osório, 427, no Bairro Oriental. De segunda a sexta poderão ser feitas as quatro doses, seguindo as seguintes regras fixas: primeira dose (D1) – todos acima de 12 anos; segunda dose (D2) Pfizer – quem realizou a D1 há mais de oito semanas; D2 AstraZeneca, Pfizer e CoronaVac – todos que estão em atraso; Dose de Reforço (D3) – quem realizou a D2 há quatro meses e tem mais de 18 anos. Já o público considerado imunocomprometido (acima de 12 anos) pode buscar a D3 (oito semanas após a D2) e a D4 (quatro semanas após a D3). Para o caso da aplicação da D2 e das unidades de reforço são exigidas ao postulante a carteira de vacinação entregue por ocasião da D1 e documento de identificação com CPF.

Infantil

Já a vacinação infantil – 05 a 11 anos – prosseguirá a ser escalonada. Neste sábado (12) será realizada a terceira etapa da semana voltada à segunda dose infantil (D2i). A mesma ocorrerá das 8h às 12h, para aquelas que fizeram a primeira dose (D1i) até 12/02.

Na próxima semana a imunização infantil voltará a objetivar os três públicos-alvo: aquelas crianças que ainda não receberam a D1i, os que tem agendada a semana para D2i como também os que já estão em atraso. Na quarta-feira (16), das 13h30min às 16h, será aplicada a segunda dose infantil (D2i) para aqueles que fizeram a primeira em 16/02. Na sexta-feira (18), no mesmo horário e na UBS Central, serão aplicadas as duas doses: tanto a D1i como a D2i, essa para aqueles que realizaram a D1i em 10/02. Já no sábado (19), das 8h às 17, será aplicada a D2i para aqueles vacinados até 19/02.

Números

Estrela possui até o momento 28.216 cidadãos acima dos 5 anos com a primeira dose (D1), o que equivale a 92,8% de um total estimado de 30.4 mil cidadãos a serem imunizados. Percentuais que caíram no geral em relação ao ano passado, pois os dados passaram a contar com a vacinação infantil. O número de vacinados por completo (duas doses – acima de 12 anos) é de 26.945, não contabiliza as unidades infantis e da Janssen, já que estas entram para a contagem de reforço. Ao todo já são 1.105 crianças (41%) com a primeira dose, de um total estimado de 2.7 mil. A dose de reforço (D3) – apenas para os maiores de 18 anos – já foi aplicada a 11.777 estrelenses e a quarta (D4) a 17 cidadãos.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: