Jornal Nova Geração

ESTRELA

Vacinação simbólica abrirá imunização infantil

A primeira criança a ser vacinada no município, na faixa etária de 5 a 11 anos, é Raizo Weber Stach. Em 2013 se tornou o menor paciente do Estado a passar por um transplante de fígado.

A vacinação infantil terá seu início no sábado, 29, na Unidade Básica de Saúde Central, das 8h às 12h, já atendendo a todas as crianças entre 5 e 11 anos que possuam alguma comorbidade. A aplicação ocorrerá em sala exclusiva, com espaço para recepção de crianças e responsáveis, que deverão permanecer no local por 20 minutos. No entanto, na sexta-feira, 28, haverá um ato simbólico, também no posto, para marcar o início da imunização nesta faixa etária.

O “garoto-propaganda” será Raizo Weber Stach, de 8 anos, mas que em 2013 ficou conhecido quando aos seis meses se tornou o menor paciente do Estado a passar por um transplante de fígado. Raizo, natural de Lajeado, mas filho de um casal de Estrela, onde mora hoje, nasceu com atresia biliar, uma doença que provoca a perda da função hepática e pode evoluir para cirrose. Somente o transplante de fígado poderia salvar a vida da criança, e foi o que ocorreu.

Aos seis meses, e com apenas 5 quilos – doença impediu seu desenvolvimento corporal – ele passou por um transplante do órgão, a partir de fragmento do fígado doado pelo tio do menino, nas chamadas doações intervivos. Raizo, que hoje aos 8 anos e sete meses segue o seu tratamento e acompanhamento em Porto Alegre, sempre com apoio da Secretaria Municipal da Saúde, foi escolhido para marcar o ato, agendado para as 13h.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: