Jornal Nova Geração

OPINIÃO E BASTIDORES

Valmor Griebeler é pré-candidato a prefeito. E não vai para o PT

É falso o card compartilhado a esmo nas redes sociais (foto), inclusive por membros da coordenação regional do Partido dos Trabalhadores (PT). O fato é: o ex-vice prefeito de Estrela não voltará ao PT e não houve qualquer conversa neste sentido

É falso o card compartilhado a esmo nas redes sociais (foto), inclusive por membros da coordenação regional do Partido dos Trabalhadores (PT). O fato é: o ex-vice prefeito de Estrela, Valmor Griebeler, não voltará ao PT e não houve qualquer conversa neste sentido. Na imagem falsa, encaminhada também à redação do Grupo A Hora, a foto do político está vinculada a um evento dos petistas estrelenses, realizado nessa quinta-feira, indicando que ele retornaria à sigla. É falsa a informação, reforço. Por ora, Griebeler segue filiado ao PL. Mas é por pouco tempo. Ele não seguirá no PL (partido coligado hoje ao governo de Elmar Schneider) e reforça que já é pré-candidato a prefeito. “Sou oposição ao governo”, afirma. Para isso, ele mantém conversas com diversas siglas e agentes políticos da cidade. Aliás, nesta semana ele se encontrou com o vereador João Braun (PP). Ambos aproveitaram o café servido na Padaria Bruxel para conversar sobre assuntos diversos. Entre esses, o futuro dos estrelenses e do Grêmio.

E o debate sobre deputados locais?

O Vale do Taquari foi derrotado como um todo no pleito geral de 2022. Mais uma vez, uma das regiões mais pujantes do Rio Grande do Sul não emplacou nomes para a assembleia legislativa e tampouco à câmara federal. Um resultado inaceitável para uma sociedade local que vive de forma intensa a política. Uma realidade que só vai mudar se o debate ganhar proporções regionais e iniciar logo. Se deixarmos para o ano eleitoral, como fizemos nas últimas eleições passadas, e se não soubermos controlar determinados egos e vaidades, sairemos outra vez derrotados.

E a nova ponte sobre o Taquari?

O acidente registrado na quarta-feira da semana passada, sobre a ponte do Rio Taquari, foi suficiente para estrangular a mobilidade entre Estrela e Lajeado (no sentido capital – interior). E mais uma vez restou evidente a necessidade de novas ligações entre duas das principais cidades do Vale do Taquari. Desta vez, porém, o incômodo durou pouco tempo. E já que a classe política não abraçou a causa, a sociedade civil organizada tem o dever de manter o assunto em voga. Assim como as enchentes, as estiagens, e tantos outros gargalos que só são debatidos no desespero.

Meio ambiente em Fazenda Vilanova

A possibilidade de ampliação de empresa de tratamento de efluentes repercute na comunidade de Fazenda Vilanova. Pois bem. Na manhã da última, a câmara de vereadores de Fazenda Vilanova promoveu uma audiência pública para tratar de questões ambientais. E, além da questão dos efluentes, também debateram o manejo e fiscalização da disposição de resíduos industriais nos solos agrícolas do município. O resultado disso foi a realização da primeira sessão plenária extraordinária deste ano. E os vereadores aprovaram, com emendas, o projeto de lei que define critérios para a construção e operação de aterro sanitário na cidade. É um assunto que já proporcionou muita dor de cabeça aos gestores e vereadores de Taquari, por exemplo. E ainda vai incomodar outros gestores.

Rescaldos do “Vem Pra Rua”

O barulhento movimento “Vem pra Rua” completou 10 anos. Os eventos iniciaram com uma luta contra o aumento das passagens de ônibus em São Paulo, em junho de 2013, e depois foram potencializados nos mais diversos cantos do Brasil, inclusive no Vale do Taquari. À época, não haviam líderes identificados, e os partidos políticos foram rechaçados dos atos. Eram ações apartidárias, que acabaram por desencadear uma nova direita no país. Uma direita que, até então, estava distante das ruas. E a principal consequência foi o fim do monopólio político nas vias e espaços públicos. A direita reaprendeu que a ocupação gera novos líderes e, inclusive, novos partidos. Em Estrela, o principal exemplo é o atual vereador, João Braun, que despertou de vez para a vida pública após as ações do Vem Pra Rua e do Movimento Brasil Livre (MBL).

Custas da semana:

  • Secretária de Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade de Estrela (Sedis), Carine Schwingel é a presidente municipal do União Brasil e segue insatisfeita com algumas ações do governo municipal. Há quem diga que ela não ficará ao lado do prefeito até o fim do mandato. E há quem diga que uma eventual exoneração pode impactar os planos do marido e Secretário Estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Carlos Rafael Mallmann, também do União Brasil.
  • Em Colinas, a vereadora Sandra Raquel Fusiger (PTB) se encontrou com o deputado federal Lucas Redecker (PSDB), em Porto Alegre, para falar sobre a situação da Languiru. Segundo ela, o parlamentar vai propor um encontro com os bancos, junto à Câmara Federal, para sugerir uma renegociação das dívidas com o máximo de carência para que a cooperativa recupere seu capital de giro e volte a se equilibrar financeiramente.
  • Também em Colinas, a Secretaria da Agricultura iniciou o período de cadastramento e recadastramento obrigatório dos animais de criação das propriedades rurais, cujo prazo vai até 15 de outubro.
  • O governo de Bom Retiro do Sul aposta forte no fomento à cultura e ao patrimônio histórico e arquitetônico da cidade. Nessa semana, por exemplo, foi realizado um Fórum Municipal para debater o tema. Paralelo a isso, e em parceria com a Univates, o Executivo busca formas de valorizar a memória e aplicar isso à geração de renda e empregos.
  • Uma parceria entre o governo municipal de Imigrante e a Cooperativa Certel concluiu a iluminação do trecho imigrantense da VRS-453. Ao todo, foram instalados 41 pontos com LED.
  • Ainda em Imigrante, o prefeito Germano Stevens (MDB) visitou os secretários estaduais de Logística e Transporte, Juvir Costella, e de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Carlos Rafael Mallmann. O encontro ocorreu na segunda-feira, e serviu para o gestor municipal protocolar novos pedidos para pavimentações nas divisas da cidade com Coronel Pilar e Boa Vista do Sul.
Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: