Jornal Nova Geração

ESTRELA

Vara Criminal deve dar celeridade a processos judiciais

Com as duas varas cíveis, o município conta agora com três Varas Judiciais

No último dia 18, foi inaugurada, no prédio do Fórum da cidade, a Vara Criminal. Agora, o município possui três Varas Judiciais, contando com as duas cíveis, já existentes. Pleito solicitado desde 2012, a nova vara deve desafogar o número de processos.

As duas varas não absorviam mais a demanda crescente de processos, conforme a diretora do Fórum, Juíza Caren Letícia Castro Pereira. “Estrela figurou como a 4ª comarca em que mais entram processos por mês. Dessa forma, foi provada a necessidade da instalação dessa vara especializada aqui”, ressalta.

O esperado é que essa terceira Vara Criminal possa dar vazão à demanda processual crescente no município. “Alguns contratempos, como a pandemia, impediram que o andamento fosse rápido. Mesmo assim, promovemos diversas reuniões, sempre frisando a necessidade de uma Vara Especializada aqui no município.”

O presidente do Tribunal de Justiça do RS, Desembargador Voltaire de Lima Moraes frisou a importância da instalação da Vara Criminal em Estrela. “Com a instalação da Vara Criminal, nós saímos na frente, reprimindo o crescimento da criminalidade nessa região”, disse.

O vice-prefeito, João Schaffer, declarou que a inauguração vai ao encontro do propósito de crescimento do município. “Estamos em busca do melhor para os munícipes, e uma Vara Especializada em Estrela, demanda antiga da comunidade, vem para somar”, destacou.

Um dos maiores responsáveis pela vinda da Vara Criminal a Estrela, o desembargador Francisco Moesch expôs a importância de mobilização do conjunto da comunidade para tornarem-se realidade. “Em 2014, fomos até o Piratini, colocar a necessidade dessa demanda para Estrela. Estivemos acompanhados do prefeito Carlos Rafael Mallmann, sete vereadores, mais a seccional de Estrela da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e todo o judiciário. Uma ação dessas mostra, na prática, torna-se realidade, como está acontecendo hoje”, declarou Moesch.

A cerimônia contou com a presença da Corregedora-Geral de Justiça do RS, Desembargadora Vanderlei Tremeia, além do presidente Estadual da OAB, Leonardo Lamachia e o presidente da seccional de Estrela, Rafael Godinho.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: