Jornal Nova Geração

dezembro laranja

Verão reforça para os cuidados com a pele e a saúde

Nessa época do ano é comum o surgimento de doenças como câncer de pele, micose e manchas. Por isso, é importante redobrar a atenção e prevenir

Dezembro é marcado pelo início do verão, época do ano no qual são registrados mais casos de câncer de pele e outras doenças. Criado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, o Dezembro Laranja tem o objetivo de estimular a prevenção e o diagnóstico precoce.

Conforme a especialista em cuidados com a pele, a médica Gabriela Palm, o contato intenso com o sol, a areia, o mar, a piscina e o suor excessivo, pode facilitar o surgimento de algumas doenças. “A pele corresponde ao nosso maior órgão. Por isso, também é necessário cuidarmos dela com a mesma atenção que damos aos outros órgãos. Se observe, a fim de identificar possíveis lesões malignas. Porém, o diagnóstico deve sempre ser feito por um médico”, destaca.

Retenção de líquido

Segundo a médica, pessoas que sofrem com a retenção de líquidos alegam piora no quadro durante o verão. “Em dias mais quentes, o organismo se encontra em uma temperatura corporal elevada, fazendo com que os vasos sanguíneos se dilatem e promovam uma maior retenção”, explica.

A incidência é maior nas mulheres, e durante o período pré menstrual e na gestação, em decorrência de alterações hormonais. “As principais causas para o inchaço são a concentração de sal nos alimentos e a baixa ingestão de água. Por isso, o ideal é tomar 2 litros de água por dia, consumir alimentos frescos, e evitar refrigerantes, conservas e embutidos. Além disso, os exercícios físicos ajudam a combater a retenção, principalmente os aeróbios”, afirma.

Doenças mais comuns no verão

– Micoses
– Bicho geográfico
– Brotoeja
– Fotodermatose
– Queimadura solar
– Manchas escuras e brancas
– Acne solar

Cuidados

– Usar filtro solar trinta minutos antes de ir para o sol. É necessário reaplicar o produto a cada 2h ou após suor excessivo ou banhos;
– Consumir água para manter a pele hidratada;
– As crianças podem fazer uso do filtro solar a partir dos seis meses de idade, com protetor indicado pelo médico;
– Usar chapéu/boné e roupas de algodão nas atividades ao ar livre;
– Evite se expor ao sol das 10h às 16 horas;
– Priorizar os alimentos frescos,crus e cozidos, carnes grelhadas, frutas e legumes.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: