Jornal Nova Geração

FAZENDA VILANOVA

Vereador propõe elaboração do plano de saneamento

Próxima sessão ocorre em 27 de junho

Foto: Divulgação

Uma indicação para que o Executivo elabore o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, (PMGIRS) e o Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) foi aprovada na câmara de vereadores nessa segunda-feira, 20. A proposta é de autoria do vereador João Batista Fernandes da Silva (PP).

O parlamentar ressalta que de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, todos os municípios devem elaborar um plano sobre o assunto. Segundo ele, a medida estabelece as diretrizes nacionais e os princípios para a universalização do acesso ao saneamento. Também é condição para recebimento de recursos da União para serviços relacionados à limpeza urbana e ao manejo de resíduos sólidos.

Fernandes ressalta que desde as datas finais para implantação, em 2018, Fazenda Vilanova não teve mais acesso às verbas referentes à matéria porque não se adaptou às novas regras.

O vereador também falou sobre projetos de reciclagem. Ele disse que já existem no município, recicladores que vivem do material recolhido nas ruas, e que atualmente essas pessoas estão desenvolvendo a função de forma informal. Ele sugeriu a criação de uma associação de recicladores, e que com o apoio da administração, seja estudado a possibilidade de reciclar o lixo das propriedades rurais. Segundo ele o material é 100% seco.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: