Jornal Nova Geração

BOM RETIRO DO SUL

Vereador solicita melhorias na iluminação pública

Cinco projetos foram aprovados durante a sessão desta semana

Foto: Jhon Willian Tedeschi

A falta de luz em ruas da cidade é alvo de críticas de parte da população. É o que afirma a indicação do vereador Fábio Porto Martins (PSB), que solicita manutenção na iluminação pública, aprovada por unanimidade na sessão dessa terça-feira, 7. De acordo com o parlamentar, a situação gera insegurança aos moradores.

Como forma de solucionar o impasse, o vereador sugere um mutirão para troca de lâmpadas queimadas. “Sabemos que a demanda é grande, mas tem ruas com mais de um poste queimado. Sabemos do investimento das lâmpadas de LED, mas também é demorado para troca. Pedimos que seja solucionado por enquanto”, reitera.

Segundo o parlamentar Silvio Roberto Portz (MDB), alguns pontos de lâmpadas do interior estão sem troca há cerca de cinco anos, o que também causa problemas na iluminação. Ele aponta que reclamações sobre o assunto são constantes nas localidades do interior.

Para solucionar a situação, a administração municipal investe na instalação de lâmpadas de LED. De acordo com o projeto, mais de 1,5 mil pontos devem colocados em vias da área urbana e no interior. Além de proporcionar segurança, o Executivo projeta uma economia de aproximadamente 60% no consumo de energia elétrica. Até o momento, 300 lâmpadas foram instaladas.

Melhorias na ERS-129

Após obras na ERS-129, o vereador João Batista Ferreira (PSB) solicita que sejam feitas adequações de sinalização. Além das indicações horizontais e verticais, ele sugere a instalação de um redutor de velocidade, instalação de guard rail e que também seja investido na iluminação da rodovia.

Conforme o requerimento, a estrada não possui acostamento, tampouco local adequado para passagem de pedestres. Desta forma, transitam pela pista de rodagem. “No local residem várias crianças que ficam expostas aos perigos constantes. No período da noite o risco se torna mais iminente”, afirma o vereador. Um ofício deve ser encaminhado ao Departamento Autônomo de Estradas e Rodagens (Daer).

O projeto que dispõe sobre o sistema de controle interno do município também foi aprovado pelos parlamentares. O objetivo é promover a fiscalização financeira de forma mais eficiente. As alterações foram feitas com base nas solicitações do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: