Jornal Nova Geração

BOM RETIRO DO SUL

Vereador sugere contribuição voluntária para a causa animal

Próxima sessão ocorre na segunda-feira, 19, devido ao feriado

Próxima sessão ocorre na segunda-feira, 19, devido ao feriado (Foto: Karine Pinheiro)

O projeto que dispõe sobre a contribuição voluntária para amparo, proteção e bem-estar animal segue em análise pelos vereadores. A proposta de autoria do parlamentar Filipe Turatti (PTB) deu entrada no Legislativo na sessão dessa terça-feira, 13. De acordo com a matéria, a doação será destinada juntamente com o pagamento do IPTU.

Segundo o parlamentar, o abandono e maus tratos aos animais gera um grave aumento populacional e procriação desordenada. Turatti acrescenta que com as contribuições é possível ofertar um sistema de castração direcionado aos tutores que não podem pagar pelo procedimento ou aos animais que vivem na rua.

Caso aprovado, as doações serão recebidas pelo Executivo. O vereador explica que o cidadão receberá um boleto sem valor discriminado, junto ao carnê do IPTU, e caso queira contribuir, poderá decidir a quantia. Ele ainda destaca que a causa é uma ação de saúde pública. “Há uns anos tivemos problemas com pulgas e carrapatos nas creches. Podemos evitar essas situações também”, aponta.

Apoio à enfermagem

A moção de apoio à lei que estabelece o piso nacional da enfermagem, dos técnicos e auxiliares em enfermagem, de autoria do vereador Jairo Martins Garcias (PL), foi aprovada por unanimidade. Neste momento, a lei segue suspensa e em discussão no Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo o parlamentar, é de suma importância que o parlamento apoie os profissionais que estiveram na linha de frente ao combate do covid-19.
Projetos aprovados

Alterações no Plano Plurianual de Bom Retiro do Sul sob a necessidade de adequar a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para os anos consecutivos foi aprovada pelos parlamentares. A contratação temporária de um contador para atuar na Secretaria da Fazenda também teve parecer favorável.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: