Jornal Nova Geração

BOM RETIRO DO SUL

Vereador sugere fiscalização para garantir limpeza de calçadas

De acordo com o Código de Posturas do município, obrigação em manter os passeios livres e garantir a limpeza do local é dos moradores

Câmara aprovou alterações em cargos do Executivo para aumentar qualificação exigida aos servidores (Foto: Karine Pinheiro)

Reclamações acerca da falta de limpeza e bloqueio de calçadas no município foram temas de debate durante o uso da tribuna na sessão dessa quarta-feira, 16. Segundo os parlamentares, o impedimento da circulação nas vias de passeio gera perigo à população.

De acordo com o Código de Posturas de Bom Retiro do Sul, é obrigação do morador manter a calçada limpa e em boas condições de passagem. No entanto, o vereador Antônio Gilberto Portz (DEM) destaca que em alguns pontos da cidade, as pessoas caminham pela rua por não conseguirem utilizar o espaço destinado ao passeio.

“Se as pessoas saem da calçada para caminhar do meio rua, elas estão correndo perigo. Sabemos que a responsabilidade é do morador e não é difícil manter o local limpo, mas tem que ter fiscalização”, aponta Portz. A sugestão do parlamentar é que essa inspeção ocorra por meio do Departamento de Trânsito. O Código destaca que em caso de descumprimento das obrigações, o morador poderá ser multado.

Matérias aprovadas

Durante a sessão, dois projetos foram aprovados por unanimidade. Entre eles, a matéria que altera requisitos em alguns cargos do Executivo, entre eles tesoureiro e auxiliar administrativo. De acordo com o Executivo, a alteração se faz necessária para que o profissional seja melhor qualificado.

Para o cargo de tesoureiro, que antes exigia Ensino Médio completo, o profissional deve ter formação no curso técnico em Contabilidade ou superior em Contábeis, bem como apresentar registro no Conselho Regional de Contabilidade (CRC).

Já o cargo de auxiliar administrativo, que antes exigia a conclusão do Ensino Fundamental, passa a requerer Ensino Médio completo. O recrutamento de ambos os cargos deve acontecer por meio de concurso público.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: