Jornal Nova Geração

BOM RETIRO DO SUL

Vigilância Sanitária monitora qualidade da água nas redes hídricas do interior

Mensalmente, os agentes cumprem uma rotina de visita às redes hídricas

Além das políticas de saúde pública que abrange alimentos e insumos relacionados à saúde, o setor de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde de Bom Retiro do Sul também monitora os recursos hídricos no município.

Mensalmente, os agentes cumprem uma rotina de visita às redes hídricas em diversas localidades do interior, onde são coletadas amostras de água, que são enviadas para análise no Lacen (Laboratório Central do Estado), para avaliação dos parâmetros de potabilidade.

“A água fora dos parâmetros, principalmente se não tiver o nível mínimo de cloro, pode acarretar no desenvolvimento de bactérias e protozoários, e estes por sua vez podem causar no ser humano e animais, uma série de doenças incômodas, às vezes debilitantes, e em casos raros até mesmo a morte”, explicou Alessandro Martins, Biomédico fiscal da Vigilância Sanitária municipal.

Além das redes hídricas, é feita a coleta de água para análise nas ETA (Estação de Tratamento de Água), que também recebem vistorias rotineiras e monitoramento dos parâmetros de água.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: