Jornal Nova Geração

VALE DO TAQUARI

Votação da Consulta Popular vai até terça-feira

Propostas contemplam Turismo, Meio Ambiente e Agricultura

Até terça-feira, 30, a comunidade regional pode votar em uma das três propostas que beneficiam as áreas de Turismo, Meio Ambiente e Agricultura, para serem contempladas com recursos estaduais em 2022. A Consulta Popular, que iniciou em 30 de agosto, elege qual a prioridade dos munícipes em relação aos investimentos que constarão no orçamento do Estado. No Vale do Taquari, o projeto vencedor receberá R$ 940 mil. O processo ocorre de forma virtual, no site da Consulta Popular ou pelo aplicativo Colab.

Conforme o presidente do Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat), Luciano Moresco, a instituição é reconhecida em todo estado como uma das mais atuantes, e que mais conseguem apoio das comunidades na escolha das prioridades. “Fica a convocação para, de novo, todos participarem. É o momento da população decidir as prioridades voltadas ao desenvolvimento econômico e social”, afirma.

Opção 1

A primeira opção da cédula de votação diz respeito ao projeto de Cicloturismo Regional. A ideia é fomentar o turismo em uma rota que conecta os 35 municípios ligados à Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales). Além disso, o projeto deve favorecer as agroindústrias que atendem aos turistas.

Conforme o presidente da Amturvales, Leandro Arenhart, durante o trajeto terá sinalização de locais e o que se tem no entorno. Também haverá pontos de apoio, bicicletários, bancos e locais com água potável. “Isso fará com que o Vale seja mais conhecido, em uma rota toda mapeada e com portal de informações”, destaca.

Opção 2

A segunda opção é relacionada aos “Recursos Hídricos e Uso múltiplos da água (dessedentação animal, preservação e proteção de nascentes)”. Com o projeto, busca-se aumentar a capacidade da reserva de água nas propriedades com a construção de reservatórios e cisternas para captação da água da chuva, além de proteção e recuperação das fontes de água e dos demais recursos hídricos que passam pelos locais.

Opção 3

“Fomentar a implantação do programa de uso, manejo e conservação do solo e da água” é o assunto que corresponde à opção três da cédula. Cerca de 95% dos municípios que compõem o Vale são agrícolas. Portanto, o projeto prevê um auxílio na raiz da produção agrícola, que refletirá na maior geração de valor adicionado das cidades e renda aos agricultores.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: