Jornal Nova Geração

ESTRELA

Workshop ensina produtores a usar controle biológico na lavoura

Dia de Campo foi realizado pela Secretaria de Agricultura de Estrela, em parceria com o escritório municipal da Emater/RS-Ascar

Atividade foi conduzida pelo anfitrião do grupo, o produtor Marcelino Meineck, que aplica as técnicas desde 2019 (Foto: Divulgação)

A Secretaria de Agricultura de Estrela promoveu, no Distrito de Novo Paraíso, um workshop para apresentar técnicas de controle biológico na lavoura. A iniciativa é uma parceria com o escritório municipal da Emater/RS-Ascar.

A técnica não é agressiva ao meio ambiente e ainda eleva a qualidade dos alimentos produzidos. A apresentação foi conduzida a um grupo de produtores rurais de Estrela.

“A ideia é mostrar uma alternativa, por meio de um manejo biológico, em substituição aos fertilizantes e defensivos químicos, criando uma produção agrícola mais sustentável”, justificou o secretário municipal de Agricultura, Douglas Sulzbach. O dia de campo foi realizado na propriedade rural de Marcelino Meineck. A atividade foi conduzida pelo produtor, que desde 2019 desenvolve a técnica em sua propriedade.

A primeira edição do workshop reuniu cerca de 30 produtores, selecionados pela Agricultura, a partir das suas atividades rurais já realizadas em suas propriedades. No evento, o produtor que já utiliza o manejo biológico – tanto para o plantio, quanto para o controle de pragas – apresentou as técnicas empregadas na propriedade.

“Precisamos criar métodos alternativos aos convencionais. Em um cenário em que a inflação prejudica tanto o custo de produção, quanto o valor das matérias-primas produzidas nas propriedades, a gente tem que ajudar os produtores com alternativas”, apontou o secretário.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: