Jornal Nova Geração

BAÚ DE MEMÓRIAS

XIV Encontro de Coros de Estrela

O Coro do Núcleo Cultural de Estrela promoveu no sábado, 14, o XIV Encontro de Coros. O evento, que contou com apoio da SETCEL, foi realizado na IECLB

O Coro do Núcleo Cultural de Estrela promoveu no sábado, 14, o XIV Encontro de Coros. O evento, que contou com apoio da SETCEL, foi realizado na IECLB. Além do coro local, participaram o Coral São Francisco, de Santa Clara do Sul; o Coro Expressões da Serra, de Caxias do Sul; e do Coro Nova Trento, de Flores da Cunha.

Estrela F.C. em 1948

Estrela F.C. – equipe de 7 de setembro de 1948, no Campo da Baixada, em uma partida disputada contra o Juventude, de Caxias do Sul. Escore 2×2. Em pé: Quilote (técnico), Negrão, Nelsinho, Wilson, Laurinho Horn, Carvalho, Laurão, Loi e Vicente. Agachados: Lino, Talo, Pistola, Atayde Ferreira e Elico.

Dentista Henrique Genehr, de Corvo

O dentista Henrique Genehr nasceu em Estrela, em 12 de março de 1900. Possuía seu gabinete odontológico em Corvo, na época 4º distrito de Estrela. Recebeu o alvará de licença do Departamento Estadual de Saúde, por meio do Posto de Higiene de Estrela, em 28 de fevereiro de 1934, com o número 20.862.

Os Lauer: de pai para filho no céu de Estrela

O Aeroclube Alto Taquari, em Estrela, foi fundado em 13 de julho de 1940. O objetivo era cooperar com o desenvolvimento aeronáutico nacional, incluindo a participação de cidadãos de toda a região. Uma das pessoas que se destacou em Estrela, como mecânico e piloto, foi Danilo Lauer. Ele era um visionário, pois estava sempre inovando em termos de experimentos na área da aviação. O também piloto esportivo Cláudio Lauer, disse que Mikimba, como era conhecido seu pai, foi brevetado da 3ª turma do ACAT em outubro de 1945, durante as comemorações da Semana da Asa em nosso município. Participou de revoadas internacionais para vários países do Mercosul, entre eles Argentina e Uruguai.

Willimar Schneider: presidente da ACIE 1951 a 1954

O Sr. Willimar Schneider nasceu em 1910 em Teutônia – território que pertencia a Estrela e que, atualmente, é município. Depois dos estudos, começou a trabalhar com seu pai na fábrica de torrefação e moagem de café que havia sido transferida para Estrela, instalada na Rua Fernando Abott. Em 1930, seu pai Pedro Schneider fundou a fábrica de massas e biscoitos em sociedade com os filhos. De lá, Willimar saiu aos 72 anos, quando se aposentou. Em 1938, casou-se com Irma Pottof com quem teve três filhos, entre eles Luis Fernando Schneider, radialista e ex-vereador em Estrela. Willimar foi presidente da Associação Comercial e Industrial de Estrela – ACIE (1951-1954), presidente do Estrela F.C., presidente da Sociedade Ginástica (Soges), e presidente da Comunidade Evangélica Luterana (IECLB).

A enchente de 1954 com 27,35 metros

A enchente de 27 de setembro de 1954, em Estrela, atingiu a cota de 27,35 metros no Rio Taquari. As águas invadiram o Estádio Walter Jobim (foto). Com chuva torrencial em nosso município, nas cabeceiras do Rio Taquari e em seus afluentes, as águas subiram rapidamente. Era mais um drama vivido com muita preocupação, pois ainda estava presente na memória a enchente de 1941. E foi uma enchente de grandes proporções, ocasionando enormes prejuízos para a agricultura. Famílias tiveram que abandonar suas casas, levando consigo apenas alguns pertences mais necessários.

Encontro dos Estrelenses de Porto Alegre – AEPA

Registro do encontro da Associação dos Estrelenses em Porto Alegre (Aepa), ocorrido no dia 14 de outubro, no restaurante do Clube Três Figueiras. A Aepa foi fundada em 2 de junho de 1982. Segundo Normélio Eckert, “foi uma oportunidade para atualizarmos conversas e relembrarmos saudosos tempos da nossa terrinha”. Erhard Joas e Normélio Eckert são coordenadores da entidade.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: